InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

Genética de coelhos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
BasmatiRice
Admin

Feminino Mensagens : 405

MensagemAssunto: Genética de coelhos   Ter Mar 20, 2012 7:50 pm

Boas!

No fim de semana passado tive em casa dos tios do meu namorado e eles tiveram uma ninhada de coelhinhos à pouco tempo (são dos arredores de Viseu e os coelhos têm a mesma finalidade das galinhas... Mas há que aproveitar e brincar com eles enquanto se puder!)

Entao: uma coelha branca e um coelho preto (ambos de cor solida) tiveram um coelhinho branco, um preto (ambos solidos), dois beje e dois estilo agouti (nao faço ideia do termo usado para coelhos)

Com esta ninhada tao heterogenea fiquei curiosa acerca da genetica de coelhos mas sinceramente nao me apeteceu pesquisar :$ e portanto venho aqui perguntar, alguem sabe como funciona a genetica para a cor do pelo nos coelhos?
Ver perfil do usuário
búzio

MensagemAssunto: Re: Genética de coelhos   Ter Mar 20, 2012 8:56 pm

esse tipo de combinação de cores em ninhada é perfeitamente vulgar. Nos coelhos também se chama agouti. o branco é albino, é recessivo e assim, os dois pais sao portadores. o beje, acredito que seja mais o tortoise. Em termos de genética não sei o que pretende saber.
Ver perfil do usuário
BasmatiRice
Admin

Feminino Mensagens : 405

MensagemAssunto: Re: Genética de coelhos   Ter Mar 20, 2012 9:18 pm

Era mais ou menos isso, deve ser um gene para cada cor e no caso do branco so aparece quando é homozigótico recessivo... E a parte do tortoise, é como nos gatos? Isto é, não sei ao certo como funciona, mas a ideia que me deu é que como o castanho está num X e o preto noutro X, por isso, por norma, os gatos tortoise sao femeas (a nao ser que tenham uma anomalia cromossomica sexual, tipo XXY)
Ver perfil do usuário
búzio

MensagemAssunto: Re: Genética de coelhos   Ter Mar 20, 2012 9:56 pm

não, tortoise nos coelhos não é o tartaruga ou o calico nos gatos. é castanho
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Genética de coelhos   

Genética de coelhos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Criação :: Criação e genética-