InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Bianca vs Wild Rat

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
ClaudiaR.

avatar

Feminino Mensagens : 99
Data de inscrição : 16/03/2014
Idade : 27
Localização : Évora

MensagemAssunto: Re: Bianca vs Wild Rat   Dom Set 07, 2014 12:28 pm

Boa tarde... tenho de expressar a minha preocupação por esta ninhada, pela colonia e pelos fancy ratz que têm sido vistos e/ou recolhidos.

O último ponto e sem querer entrar em mais discussões (porque o que me interessa mesmo é as rats, não vou falar do que penso) como é offtopic, proponho a crianção de um post para se falar disto. Não com o intuito de atacar ninguém, mas para que não se deixe passar esta situação ao lado, com o objectivo de falar e tentar arranjar uma solução para isto tudo (falar com instituições, não sei). De forma a que as pessoas interessadas aqui no forum saibam todas que as ratz selvagem são agouti ou albinas, as restantes são fancy ratz e o que fazer com elas. É um problema real que tem de ser falado! Ainda o mês passado uma rapariga recolheu uma na zona do porto, outra rapariga comentou que encontrou duas numa gaiola junto ao caixote do lixo, cá em Évora sei que também já foram apanhadas fancy ratz, é adopção atrás de adopção, eu estou nisto à pouco tempo, mas preocupa-me realmente.

Agora relativamente ao post, Cláudia não é por ela ainda não ter manifestado sintomas de qualquer doença que indica que ela não tenha, as ratazanas selvagens são responsaveis pela transmissão de muitas zoonoses, algumas doenças afectam a propria ratz, outras elas apenas funcionam como vectores (têm a doença mas apenas transmitem), logo ao não ires com eles ao veterinário, o mais breve possivel, estás a dar a possibilidade de que os restantes animais (cão, gato, piriquito) e tu fiquem doentes, até podem não ter nada e eu desejo do fundo do coração que não tenham nada, mas eu não ia dormir descansada a pensar que os meus meninos e a minha cadela iam ficar doentes por minha culpa.

Maria-mar, compreendo o que disses-te em relação ás adopções contudo, acho que uma vez os testes feitos e dados negativos e, se não houver agressividade por parte das ratz não vejo o problema de elas ficarem junto com as nossas. E desculpa estar a repetir o que disseste, mas isto preocupa-me mesmo, ninguém vai fazer criação com esta ninhada e que ninguém sonhe cruzar fancy rats com selvagens de proposito (isto foi um acidente, não vale a pena estar a massacrar, acho que esta novela já chega para a Cláudia)

Oestrimini, eu deixava a minha cadela ter filhos de um rafeiro (não vai acontecer está esterilizada) :ratlingua: , claro que ia com ela e com os pequenos ao vet, acho que é o mesmo que se passa aqui, é necessário ir ao vet para saber que passo tomar, por muito que ele possa custar.

Desculpem o testamento, mas apesar de ainda não ter comentado toda esta situação está-me a matar e tenho pensado muito nisto tudo. Tentei ser o mais objectiva possivel, estou a tentar apelar à razão....


Última edição por ClaudiaR. em Dom Set 07, 2014 12:41 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin
avatar

Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 29
Localização : Leira

MensagemAssunto: Re: Bianca vs Wild Rat   Dom Set 07, 2014 12:34 pm

Oestrimini, já fiz de FAT de muitas ninhadas de cachorrinhos indesejadas. Tanto o meu cão como a minha cadela, rafeiros, estão esterilizados, mas se a cadela engravidasse sei que não teria coração para abortar a ninhada. Se fosse uma ratz, provavelmente faria o mesmo que ClaudiaVanessa e deixaria crescer os bebés. Sou lamechas, ainda não é proibido, pelo menos não aqui (;

Sei que tens toda a razão. De um modo racional, o teu ponto de vista é o mais correcto. Mas como pessoa emotiva, compreendo a escolha da ClaudiaVanessa, respeito-a, e assim os seus bebés são mais que benvindos aqui. O mal está feito, resta garantir uma boa infância e casa a estes pequeninos e ela está a fazer o melhor possível!


ClaudiaVanessa, com tanto manuseamento, não duvido que serão adoptáveis rathugs
Recomendo que sejam adoptados dois a dois (ou três a três) e sem juntar a outros ratz por dois motivos.

Primeiro, ainda que verificados como bichinhos saudáveis por um vet, é impossível fazer o despiste a todo o género de coisas que podem ser transmitidas pelos genes de um ratz selvagem. Eles podem ser perfeitamente saudáveis, mas carregar bactérias às quais os nossos ratz domésticos não criaram imunidade. A forma mais segura de prevenir esta situação é restringir o convivio.

Segundo, a questão da socialização. Ainda que mansinhos e habituados ao contacto com humanos, é impossível prever como será a interação entre estes "híbridos", mais mexidos, desenrascados, e provavelmente com tendência ou facilidade em exercer dominância, e os nossos pet ratz, lamechas e calmos.

A questão aqui, é que com a evolução para animal de estimação, a linguagem da ratazana doméstica mudou!!! As ratz comunicam com o seu corpo e com sons que não somos capazes de ouvir. Apesar de muito semelhantes, há diferenças entre a forma de comunicar dos wildies e dos pet ratz. Essa diferença pode criar dificuldades de comunicação, tornando mais prováveis conflitos entre uns e outros.

Ou podemos ter sorte e nada disto acontecer.
Mas eu gosto muito de prevenir aquilo que pode ser evitado, por isso este é o meu conselho.

Ah e sim, é um conselho baseado em leituras de artigos sobre este tipo de assuntos, que já tinha feito muito antes da ninhada acontecer, por pura curiosidade. Posso procurá-los mais tarde, era capaz de ser uma boa adição de info ao assunto. Mas não foi só algo que me passou pela cabeça porque sim.

_________________
www.ratzforum.com
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ClaudiaR.

avatar

Feminino Mensagens : 99
Data de inscrição : 16/03/2014
Idade : 27
Localização : Évora

MensagemAssunto: Re: Bianca vs Wild Rat   Dom Set 07, 2014 1:05 pm

(sobre o despite do vet) Claro que eles podem ter doenças associadas aos genes selvagens, mas essas doenças apenas são transmitidas de uma forma, reprodução. Quanto ao despiste total de bactérias, viros, etc, que elas possam ter (ou a mãe pelo acto da reprodução ou as mãe e crias pelo contacto entre elas mesmo no útero) não sei se é possivel fazer, nem quando (tempo de incubação), mas nada como um bom vet de exoticos para responder a esta questão (a minha área é mais ossos). Por exemplo a sifilis e a sida, podem ser passadas de mãe para filho, mas não são genéticas, são passadas durante a gravidez ou depois no parto, e é possivel fazer o despiste em pouco tempo (estou a falar em humanos).

(sobre ficarem juntas) Claro que devem de ter um instinto mais dominante, mas pode não haver problemas por isso, quem ficar com essas ratz tem de ter um grande sentido de responsabilidade e estar bastante atento a qualquer sinal de agressividade, mas isso até com as nossas, eu tenho 3 machos juntos e um separado porque é agressivo. Eu compreendo todos os conselhos e o perigo que é, mas acho que passa muito pelo animal e pela pessoa que vai ficar com eles.

Eu estou a falar mas não sei se teria coragem de juntar os hibridos às minhas, mas como já disse acho que depende de muitos factores. Desculpem lá estar a repetir a ideia, acho que uma ida ao vet, tirar essas duvidas todas seria o melhor...
Maria-mar se conseguires mete os artigos, já agora estou curiosa Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin
avatar

Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 29
Localização : Leira

MensagemAssunto: Re: Bianca vs Wild Rat   Qua Set 10, 2014 12:25 pm

Vou tentar procurar e coloco aqui, já li ao algum tempo e algumas noções até terão sido de passagens de livros em pdf.

_________________
www.ratzforum.com
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
BasmatiRice
Admin
avatar

Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 29
Localização : Lisboa

MensagemAssunto: Re: Bianca vs Wild Rat   Ter Set 16, 2014 10:55 am

...então e fotos? Very Happy

_________________

Violeta e Dora :amigos:  Min :barriga:  Chao :fada:
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin
avatar

Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 29
Localização : Leira

MensagemAssunto: Re: Bianca vs Wild Rat   Qua Out 08, 2014 11:12 am

Não há notícias sobre estes pequenitos? :ratsurpresa:

_________________
www.ratzforum.com
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
kathamina

avatar

Feminino Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/02/2012

MensagemAssunto: Re: Bianca vs Wild Rat   Qui Out 30, 2014 6:04 am

:rathmm:
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://rathazanasdenimh.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Bianca vs Wild Rat   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Bianca vs Wild Rat
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Criação :: Ninhadas-
Ir para: