InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

"Rato de Laboratório" = a Ratz? (Ignorância sincera)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
AnaSilva

Feminino Mensagens : 5

MensagemAssunto: "Rato de Laboratório" = a Ratz? (Ignorância sincera)   Qui Jun 26, 2014 9:01 pm

Provavelmente estou a ser realmente ignorante, mas é a principal duvida que tenho  :rathmm: 
O que algumas lojas chamam de "Rato de Laboratório" são ratazanas domésticas ou alguma outra espécie de ratinho? A maior parte das pessoas diz que sim mas isto anda ai tanta ignorância sobre as Ratz que já não sei....
Obrigada
Ver perfil do usuário
Leonor A
Admin

Feminino Mensagens : 904

MensagemAssunto: Re: "Rato de Laboratório" = a Ratz? (Ignorância sincera)   Qui Jun 26, 2014 9:20 pm

não há perguntas ignorantes, há pessoas com vontade de saber mais e melhor. os ratos de laboratorio não são ratazanas. dizia-te o nome mas tá-se-me a dar uma branca gigante... Sad
as ratzanas são bastante maiores, muito mias inteligentes e sociaveis Smile

AnaSilva

Feminino Mensagens : 5

MensagemAssunto: Re: "Rato de Laboratório" = a Ratz? (Ignorância sincera)   Qui Jun 26, 2014 9:25 pm

Pois é que eu tenho pesquisado imenso sobre o assunto e em todos os sites dizem que sim, inclusive os sites brasileiros (infelizmente á poucos sites sobre o assunto em português de Portugal) chamam-lhes de Twisters a ambos =/ o nome cientifico também é o mesmo Rattus norvegicus... Estou confusa...
Ver perfil do usuário
Leonor A
Admin

Feminino Mensagens : 904

MensagemAssunto: Re: "Rato de Laboratório" = a Ratz? (Ignorância sincera)   Qui Jun 26, 2014 9:28 pm

os nossos amigos brasileiros chamam-lhes twister ou mecol. mas sim, são as nossas ratz Very Happy

BasmatiRice
Admin

Feminino Mensagens : 405

MensagemAssunto: Re: "Rato de Laboratório" = a Ratz? (Ignorância sincera)   Seg Jul 21, 2014 11:54 pm

Existem tanto ratazanas como ratos de laboratório. Estão a falar dos pequeninos, branquinhos?

Não sei o nome comum lol mas não será murganho?

Sei que ratos de laboratório são da espécie Mus musculus e o meu conhecimento acaba aqui Wink

Violeta e Dora :amigos:  Min :barriga:  Chao :fada:
Ver perfil do usuário
kathamina

Feminino Mensagens : 218

MensagemAssunto: Re: "Rato de Laboratório" = a Ratz? (Ignorância sincera)   Ter Jul 29, 2014 4:30 am

São as duas espécies, mus musculus e rattus norvegicus, utilizadas em laboratório, só que dentro das mesmas espécies, existe a criacção para estabelecer certos padrões e a manipulação genética. Manipulação essa que originou uma linhagem conhecida por wistar rats, que é a mais usada em laboratório e a espécie a que descendem é rattus norvegicus. Muitas outras linhagens de ratos de laboratório foram desenvolvidas a partir dos wistar rats.
São normalmente albinos, olhos vermelhos e mais pequenos que as nossas ratazanas domésticas, mas igualmente inteligentes, dóceis e de fácil manuseio.
As nossas ratazanas domésticas provêm também elas de cruzas com ratos de laboratório.
Resumidamente, é suposto que nas lojas, quando se referem a rato de laboratório, não se estejam a referir nem a murganhos nem a ratazanas domésticas, mas sim a essa linhagem manipulada em laboratório e usados para...enfim...
Não sei se fui clara, mas tentei resumir ao máximo e também é tanta informação que estar a explicar tudinho também me haveria de falhar alguma coisa.
E alguém que me corrija se estiver a falhar em alguma coisa, oops*
Ver perfil do usuário http://rathazanasdenimh.blogspot.com/
maria-mar
Admin

Feminino Mensagens : 1472

MensagemAssunto: Re: "Rato de Laboratório" = a Ratz? (Ignorância sincera)   Ter Jul 29, 2014 10:29 am

Completíssima resposta da Kath  :ratfeliz: 

Tenho apenas a acrescentar que será praticamente impossível achar um wistar rat numa loja de animais portuguesa... são criados exclusivamente para laboratório. O que os faz difererir tanto das nossas ratz de estimação e que so torna excepcionais para experiências é que são criados recorrendo imenso a inbreeding, de forma muitíssimo controlada. Geneticamente, são indivíduos praticamente iguais em ADN! Costumam ser mantidos em ambiente de laboratório de onde não entram nem saem estímulos exteriores que os poderiam sujeitar a doenças e outros factores.

As ratazanas domésticas que podem ser achadas nas nossas lojas são vulgares rattus norvegicus.
Os ratos achados à venda são normalmente mus musculus, murganhos vulgares. Também se encontra a sua variação tamanho mini, chamado de topolino ou rato marinho, mas apesar de significativamente mais pequeninos são exactamente a mesma espécie, mus musculus.

Neste tópico há fotos de exemplo: http://ratz.livreforum.com/t65-topolinos-marinheiros-e-murganhos

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: "Rato de Laboratório" = a Ratz? (Ignorância sincera)   

"Rato de Laboratório" = a Ratz? (Ignorância sincera)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Rattus norvegicus :: A ratazana-
Ir para: