InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Standard (cores e padrões das ratz)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
maria-mar
Admin
avatar

Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 29
Localização : Leira

MensagemAssunto: Standard (cores e padrões das ratz)   Sab Fev 11, 2012 1:42 pm

Variedades

Adaptado de NFRS e AFRMA.

Em Portugal, para já, temos quatro variedades:
standard, dumbo, hairless e rex.

Standard
Tipo é o “conjunto de feições características de uma raça.” Refere-se à morfologia, à aparência externa de um animal. Esta poderá estar mais ou menos próxima de um ideal imaginário – o standard – definindo assim se tal indivíduo representa um “bom tipo” ou um “mau tipo”.
O tipo da ratazana deve ser de parência geral agradável. Corpo longo, de aspecto vigoroso, deixando antever uma estrutura óssea forte. Lombo bem arqueado.
Condição deve ser excelente. O animal deve ter um bom peso para o seu tamanho. O pelo deve cobrir o corpo com densidade, sendo curto, macio e brilhante. O pelo dos machos será um pouco mais longo e áspero que o das fêmeas.
Cabeça bem proporcionada, tanto em largura como em comprimento, com uma boa distância entre olhos e entre orelhas. O focinho não deve ser demasiado delgado ou pontiagudo. Bigodes longos e direitos (excepto Rex).
Olhos grandes, proeminentes e atrevidos, revelando curiosidade e interesse.
Orelhas posicionadas bem afastadas na cabeça, erectas, de forma arredondada e bom tamanho. Sem dobras ou vincos.
Cauda cónica, mais grossa na base para ir afunilando até à ponta. Sem torções. Comprimento tanto ou maior que o do corpo.
Tamanho não desclassifica um animal, mas perante um empate, é valorizado o maior. O tamanho médio é de 20 a 25 centímetros de comprimento, medidos do nariz à base da cauda, com aprox. o mesmo comprimento para a cauda. Machos um pouco maiores que as fêmeas.

Dumbo
Igual a standard excepto na posicão das orelhas, colocadas mais baixo nos lados da cabeça, atrás das bochechas, e sendo também maiores e mais abertas. A orelha é ligeiramente enrolada no topo, lembrando a forma de uma pétala de rosa, mas ao pressionar gentilmente um dedo na parte de trás da orelha esta mostra ser na verdade perfeitamente redonda. A forma da cabeça segue o standard de um ratzo normal, mas pode parecer diferente devido à posição das orelhas. Uma parte de trás do crânio proeminente é normal mas não deve sugerir uma corcunda. As orelhas não devem ser vincadas, dobradas ou enrugadas, demasiado curtas, pontiagudas ou tubulares. A cor deve ser de qualquer coloração ou padrão reconhecidos.
Genética: gene recessivo que altera a forma e posição das orelhas, chamado provisoriamente du

Hairless
Pele fina, brilhante, bastante translúcida, limpa de cicatrizes ou burbulhas, tão desprovida de pelos quanto possível. A pele deve ser de qualquer coloração ou padrão reconhecidos, e as rugas são permitidas. Os olhos podem ser de qualquer cor, desde que vivos e sem problemas. As orelhas devem ser bem grandes e sem vincos. Os bigodes podem ser curtos ou inexistentes, sendo normalmente encaracolados.
Genética: hr

Rex
Pelagem uniformemente densa e não excessivamente áspera, com tão poucos guard hairs quanto possível. Os pelos são encaracolados em todo o corpo, mas não tanto na barriga. Bigodes também encaracolados. A cor deve ser de qualquer coloração ou padrão reconhecidos. Nos casos de variedades silver ou com manchas deve-se ter em conta o menor número de guard hairs.
Genética: os rex originais devem-se a um gene dominante Re. Também existe sob a forma de gene recessivo, talvez F2 (fuzzy).

Estas quatro variedades organizam-se em quatro grupos:
Self: toda a pelagem consiste na mesma cor uniforme.
Other colors: toda a pelagem parece da mesma cor, mas o efeito é conseguido através da combinação de pelos de duas ou mais cores intercalados uniformemente.
Shaded: combinação de duas ou mais cores que não branco, dispostas num padrão reconhecido.
Marked: combinação de duas ou mais cores dispostas num padrão reconhecido.

SELF


Pink Eyed White
Tão branco quanto possível, desprovido de quaisquer manchas. Olhos cor de rosa.
Genética: cc ou outros



Black Eyed White
Tão branco quanto possível, desprovido de quaisquer manchas. Olhos pretos.
Genética: P hehe

Ivory
Branco creme muito pálido, sem pelos ou manchas de outra cor. Orelhas e cauda cor de rosa. Olhos pretos.
Genética: ainda não provada, a ser pesquisada.



Champagne
Bege quente e uniforme, sem sinais de a cor esmorecer. Olhos vermelhos.
Genética: aaBCDpp ou aabbCDpp



Buff (Beige)
De um tom magnólia quente e uniforme, sem sinais de a cor esmorecer. Cor da barriga como a do corpo. Olhos rubi escuro.
Genética: aarr ou aabbrr



Mink
Castanho de um tom quase cinzento, sem sinais de a cor esmorecer, sem pelos ou manchas prateados mas com um brilho azulado distinto. Cor das patas como a do corpo. Olhos pretos.
Genética: aamm



Lilac
De um cinzento pombo de tom rosado, em todo o corpo, desde a ponta dos pelos à pele. Tom azulado a ser penalizado. Cor da barriga e patas como a do corpo. Orelhas e cauda cobertos de pelos cinzentos. Olhos cor de rubi muito escuro ou pretos.
Genética: aabbCCddPPRrmm.



Chocolate
Castanho de tom chocolate rico, tão uniforme quanto possível, sem sinais de a cor esmorecer, sem pelos ou manchas brancos. Cor das patas como a do corpo. Olhos pretos.
Genética: aabb or aaBBRr or aabbRr



Powder Blue
Azul muito claro, com subpelo mais claro. Barriga prateado claro. Deve ser completamente diferente do tom ardósia do Blue. Cor tão sólida quanto possível, sem sinais de a cor esmorecer, sem pelos ou manchas brancos. Cor das patas como a do corpo. Olhos rubi ou pretos.
Genética: aadd * seleccionada para um subpelo claro.



Sky Blue (American Blue)
A cor está entre o Powder Blue e o Blue: um azul claro e brilhante. Deve ser completamente diferente do tom ardósia do rato azul. Cor tão sólida quanto possível, sem sinais de a cor esmorecer, sem pelos ou manchas brancos. Olhos rubi ou pretos.
Genética: aabbgg



Blue (British Blue)
Azul ardósia, tão escuro quanto possível, sem qualquer sugestão de tons castanhos ou prateados. Olhos pretos ou rubi escuro.
Genética: aadd



Russian Blue
Cor azul semelhante à de cães e gatos azuis. Azul acizentado suave, de tom médio, com um brilho metálico. Um efeito subtil de pontos mais claros é normal neste variedade e não penalizado. Cor sólida, barriga como o corpo. Subpelo azul escuro. Olhos pretos.
Genética: deve-se a um gene não provado rb* (d nos EUA). aarbrb



Black
Negro sólido, sem sinais de a cor esmorecer, sem pelos ou manchas brancos. Subpelo também negro. Cor das patas como a do corpo. Olhos pretos.
Genética: aa

OTHER COLORS



Agouti
De um castanho ruivo vivo, com pelos pretos espalhados uniformemente. Subpelo cinzento escuro a preto. Barriga de cor cinzento prateado. Cor das patas como a do corpo. Olhos pretos.
Genética: ABCDPRM. Ratos heterozigotos em B, M e P por vezes têm a melhor cor. Ratos heterozigotos em R podem ser insípidos enquanto ratos heterozigotos em D são desinteressantes.



Cinnamon
Cor de um castanho avermelhado quente, salpicado uniformemente por pelos chocolate.Subpelo de um cinzento médio. Barriga como agouti mas num tom mais claro. Cor das patas como a do corpo. Olhos pretos.
Genética: A-mm



Pearl
Prateado pálido, desvanecendo-se num subpelo creme. Cada pelo deve ser delicadamente ponteado de cinzento, cobrindo uniformemente todo o animal. Barriga de um cinzento prateado e claro. Cor das patas como a do corpo. Olhos pretos.
Genética: aammPepe (pearl é um gene dominante letal)

COLOURPOINT



Siamese (Black e Ruby Eyed)
Corpo de um bege de tom médio, gradual e uniformemente sombreado sobre a sela e quartos traseiros em direcção à barriga, sendo o ponto mais escuro a base da cauda. Não deve haver branco ou áreas muito claras em qualquer parte do corpo, patas ou cauda. A cor da cauda deve estender-se ao longo do seu comprimento. Barriga bege claro. Os pontos são de um tom rico de sépia escuro, desvanecendo-se uniformemente com a cor do corpo. Olhos rubi ou pretos.
Genética de ruby eyed: a/a ch/ch
Genética de black eyed: ainda não provada, a ser pesquisada.



Blue Point Siamese (Black e Ruby Eyed)
Corpo de um bege prateado, gradual e uniformemente sombreado sobre a sela e quartos traseiros em direcção à barriga, sendo o ponto mais escuro a base da cauda. Não deve haver branco ou áreas muito claras em qualquer parte do corpo, patas ou cauda. Barriga bege prateado e claro. Os pontos são de um tom azul profundo, desvanecendo-se uniformemente com a cor do corpo. Orelhas, cauda e patas tão azuis quanto possível. Olhos rubi ou pretos.
Genética: a/a ch/ch rb/rb* (genética não provada no caso de olhos pretos).



Himalayan (Black e Ruby Eyed)
Corpo de cor branca, sólida e livre de manchas, com pontos de um tom sépia escuro e rico. Olhos rubi ou pretos. Pontos (áreas coloridas): face, não se estendendo além dos olhos; orelhas, não se estendendo além da base; patas dianteiras, não se estendendo além dos cotovelos; patas traseiras, não se estendendo além do tornozelo; cauda, não se estendendo além da raiz da cauda; patas de cor sólida, desprovidas de branco.
Genética de red eyed: aachc or aachch seleccionada para corpo pálido e sem sombras.
Genética de black eyed: ainda não provada, a ser pesquisada.



Blue Point Himalayan (Black e Ruby Eyed)
Corpo de cor branca, sólida e livre de manchas, com pontos de um azul esmufado de tom médio. Pontos: face, não se estendendo além dos olhos; orelhas, não se estendendo além da base; patas dianteiras, não se estendendo além dos cotovelos; patas traseiras, não se estendendo além do tornozelo; cauda, não se estendendo além da raiz da cauda; patas de cor sólida, desprovidas de branco. Olhos vermelhos ou pretos.
Genética: a/a ch/c d/d (genética não comprovado no caso de olhos pretos).



Golden Himalayan
De uma cor de pêssego uniformemente assinalada com pelos prateados, com points castanhos no nariz, patas e raiz da cauda. Barriga de um tom creme pálido. A cor do corpo deve espalhar-se bem até aos lados, com uma diferenciação clara entre cor do corpo e cor da barriga. Orelhas e cauda de cor clara. Olhos pretos.
Genética: ainda não provada, a ser pesquisada.

Argente Creme
Costas de um tom delicado de pêssego, tocado de prata e esvanecendo para creme nos lados e face. Cabeça sem qualquer marcação. Subpelo e barriga brancos. Olhos vermelhos.
Genética: Chinchillated silver fawn.



Burmese
Corpo de castanho de tom médio, sólido e sem sinais de a cor esmorecer, com pontos mais escuros no mesmo tom. Deve haver um forte contraste entre os pontos e a cor do corpo. Olhos pretos.
Genética: ainda não provada, a ser pesquisada.

MARKED

Berkshire
Marcação simétrica, com tanto branco no peito e barriga quanto possível. A marcação branca não deve estender-se aos lados do corpo, tendo limites claros e sem mistura de cor. Membros anteriores brancos até meio, pés brancos até ao tornozelo. Cauda branca até metade do seu comprimento. O corpo pode ser de qualquer cor reconhecida. O branco deve ser de um tom puro, desprovido de qualquer outro tom. Uma pinta branca na testa é desejável.
Genética: Hh or Hhe + outros genes de marcação

Blaze
Distingue-se por uma mancha branca simétrica que começa no focinho e se estende até à testa. O blaze deve cobrir toda a área dos bigodes mas estreitar-se, terminando num ponto a meio, entre os olhos e as orelhas. Não se deve estender às bochechas ou olhos. O corpo pode ser de qualquer cor reconhecida. O branco deve ser de um tom puro, desprovido de qualquer outro tom.
Genética: ?

Badger
Badger chama imediatamente a atenção pelo blaze. Tanto quanto possível da parte de baixo do animal deve ser branca, incluindo barriga, peito, garganta e parte interior das pernas, não devendo o branco estender-se aos lados do corpo. Patas traseiras brancas até ao tornozelo, patas dianteiras brancas até ao cotovelo. Cauda branca até metade do seu comprimento. O corpo pode ser de qualquer cor reconhecida. O branco deve ser de um tom puro, desprovido de qualquer outro tom.
Genética: várias possíveis

Irish
Triângulo equilátero branco no peito. O triângulo deve ser de um bom tamanho, bem desenhado e sem mistura de cores. Não se deve estender numa linha até à barriga, mas antes ocupar todo o espaço entre os membros posteriores. Mãos brancas e pés brancos até metade do comprimento. O corpo pode ser de qualquer cor reconhecida.
Genética: Hh ou Hhi + outros genes de marcação

Hooded
O hood deve ser contínuo, cobrindo cabeça, garganta, peito e ombros, excepto em casos de colorações claras, em que garganta e peito pálidos são permitidos. O hood não deve ser quebrado, com a sela estendendo-se pela espinha até à cauda, onde a marcação deve abranger todo o comprimento possível. A largura da sela deve ser de 0,5 a 1,25 cm de comprimento (preferível 0,5 cm), tão certa quanto possível e inteira. Os limites do hood devem ser bem desenhados e sem mistura de cores. O hood pode ser de qualquer cor reconhecida. O resto do corpo deve ser branco. O branco deve ser de um tom puro, desprovido de qualquer outro tom.
Genética: hh ou hml

Hooded Downunder
O hood deve ser contínuo e bem delineado, cobrindo cabeça, garganta, peito e ombros, excepto em casos de colorações claras, em que garganta e peito pálidos são permitidos. O hood não deve ser quebrado, com a sela estendendo-se pela espinha até à cauda, onde a marcação deve abranger todo o comprimento possível. A largura da sela deve ser de 0,5 a 1,25 cm (preferível menor), tão certa quanto possível e inteira. O hood na barriga deve ter 2 a 3,5 cm de largura. Não devem haver manchas nos lados. O hood pode ser de qualquer cor reconhecida. O resto do corpo deve ser branco. O branco deve ser de um tom puro, desprovido de qualquer outro tom.
Genética: gene de marcação ainda não provado, possivelmente em H ou um seu recessivo. Neste caso combinado com hooded.

Spotted Downunder
A marcação não se deve estender além das orelhas, seguindo a linha do maxilar sem ultrapassar o queixo. Um blaze branco é muito desejável.
O corpo deve estar coberto de marcações quebradas, dando o efeito de malhas nas costas e barriga. Manchas de lado são desejáveis. As marcações podem ser de qualquer cor reconhecida. O branco deve ser de um tom puro, desprovido de qualquer outro tom.
Genética: Mesma que hooded downunder.

Bareback
O hood deve ser contínuo, cobrindo cabeça, garganta, peito e ombros, excepto em casos de colorações claras, em que garganta e peito pálidos são permitidos. Os limites do hood devem ser bem desenhados e sem mistura de cores. O resto do corpo deve ser branco. O branco deve ser de um tom puro, desprovido de qualquer outro tom.
Genética: hhHms

Variegated
Cabeça e ombros de uma cor distinta, com uma pinta branca na testa ou blaze. Se houver pinta esta deve ser colocada no meio da testa, redonda ou oval e não maior que o olho do rato. O blaze é uma mancha branca simétrica que começa no focinho e se estende até à testa. O blaze deve cobrir toda a área dos bigodes mas estreitar-se, terminando num ponto a meio, entre os olhos e as orelhas. Não se deve estender às bochechas ou olhos. O corpo do rato deve ser branco, marcado uniformemente com manchas e pintas de uma cor distinta. A cor deve ser de qualquer coloração reconhecida. Parte de baixo (incluindo barriga, peito e garganta) branco puro, desprovido de qualquer outro tom.
Genética: hhe ou hehe

Capped
A marcação não deve exceder as orelhas, seguindo a linha do maxilar mas não excedendo o queixo. Mancha branca na testa e corpo branco. A marcação pode ser de qualquer cor reconhecida. O branco deve ser de um tom puro, desprovido de qualquer outro tom.
Genética: hehe possivelmente hhehms

Masked
Uma máscara colorida cobre a faxe, cobrindo a área à volta dos olhos e sobre o nariz, mas não se estendendo para os lados, chegando aos maxilares ou abaixo do queixo. A marcação pode ser de qualquer cor reconhecida. O branco deve ser de um tom puro, desprovido de qualquer outro tom.
Genética: ?

Merle
A característica única desta variedade é o padrão de salpicos escuros distribuídos uniformemente por toda a cor base, mais clara, lembrando o um cão merle. As manchas devem ser várias e distintas. Olhos pretos.
Genética: Pearl ou ratos cinnamon pearl que carregem irregularmente o gene pearl.

Essex
Caracteriza-se por uma pinta branca colocada no meio da testa, bem definida e simétrica. O corpo pode ser de qualquer cor reconhecida, tendo em conta que o gene essex é responsável por um aclaramento da cor. A cor é mais escura ao longo da espinha, tornando-se menos intensa nos lados do animal. Desvanece gradualmente até à barriga, que é esbranquiçada. Quando visto de cima, o efeito de desvanecimento deve parecer simétrico e sem demarcação clara. Também pode ser notado nas pernas, de modo que as patas também são esbranquiçadas. Não devem haver manchas óbvias de cores contrastantes. Cauda com marcação não penalizada.
Genética: Gene dominante e letal em H locus ainda não provado e provisoriamente chamado Hro *



Roan
Uma variedade bicolor notalvemente marcada, com coloração roan (ruão), sendo a simetria e contraste marcas importantes. Claramente distinta das demais variedades marcadas.
Os roan nascem com cores sólidas, mas começam a exibir sinais de “roaning” da cor entre as quatro e as seis semanas. Isto consiste num aumento da quantidade de pelos brancos misturados com a cor sólida, começando na face, lados e raiz da cauda enquanto juvenil, e depois avançando para a nuca com a muda de pelo. O rato torna-se mais claro a cada muda, atingindo o efeito final apenas depois de adulto. O efeito roan é mais pronunciado na face, traseiro e lados do corpo.
As marcações devem ser tão simétricas quanto possível.
Na cabeça, um blaze largo em forma de V invertido, cobrindo toda a área dos bigodes, chegando tão perto dos olhos quanto possível mas sem os tocar, e estreitando-se terminando num ponto a meio, entre os olhos e as orelhas. Linha do maxilar e garganta brancas. Cor dos olhos de acordo com a cor base reconhecida. A partir da cabeça, a cor continua cobrindo as orelhas e estendendo-se pelas costas até aos lados do corpo. Parte de baixo do corpo, incluindo peito, barriga, lados e pernas completamente brancos. De preferência a cauda não deve ter marcação.
As zonas coloridas não devem ter quaisquer manchas brancas, tal como as zonas brancas não devem ter manchas coloridas. Os limites das marcações devem ser bem desenhados e sem mistura de cores. A face tem de ter marcações brancas, mas não deve ser totalmente branca.
Genética: gene recessivo não provado que não está em H locus, com a quantidade de cor controlada por modificadores.



Striped Roan
Uma variedade bicolor notalvemente marcada, com coloração roan (ruão), sendo a simetria e contraste marcas importantes. Claramente distinta das demais variedades marcadas.
As marcações devem ser tão simétricas quanto possível.
Na cabeça, um blaze largo em forma de V invertido, cobrindo toda a área dos bigodes, chegando tão perto dos olhos quanto possível mas sem os tocar, e estreitando-se terminando num ponto a meio, entre os olhos e as orelhas. Linha do maxilar e garganta brancas. Cor dos olhos de acordo com a cor base reconhecida. A partir da cabeça, a cor continua pelo corpo sem sugestão de hood, numa risca inteira, horizontal, simétrica e tão direita quanto possível. A risca deve ter aprox. 5cm de largura, com demarcações claras. Parte de baixo do corpo, incluindo peito, barriga, lados e pernas completamente brancos. De preferência a cauda não deve ter marcação.
As zonas coloridas não devem ter quaisquer manchas brancas, tal como as zonas brancas não devem ter manchas coloridas. Os limites das marcações devem ser bem desenhados e sem mistura de cores, e não demasiado baixos. A face tem de ter marcações brancas, mas não deve ser totalmente branca. A risca não deve ser quebrada, nem demasiado estreita sugerindo um hood.
Genética: gene recessivo não provado que não está em H locus, com a quantidade de cor controlada por modificadores.

Fonte: http://fancyratsportugal.wordpress.com/criar/


Incompleto. A modificar em breve.
As fotos utilizadas não me pertencem e serão substituídas em breve Wink


Última edição por maria-mar em Sex Mar 16, 2012 9:53 pm, editado 13 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ricardo R

avatar

Masculino Mensagens : 70
Data de inscrição : 25/02/2012
Idade : 33
Localização : Alverca / Lisboa

MensagemAssunto: Re: Standard (cores e padrões das ratz)   Dom Fev 26, 2012 12:25 am

Seria porreiro ter fotos para cada uma destas definições Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin
avatar

Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 29
Localização : Leira

MensagemAssunto: Re: Standard (cores e padrões das ratz)   Dom Fev 26, 2012 12:58 am

Se clicares no link da fonte já lá estão algumas. Ando a adicionar mais mas primeiro queria acabar a tradução das variedades mais importantes (faltam algumas) Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Standard (cores e padrões das ratz)   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Standard (cores e padrões das ratz)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Criação :: Criação e genética-
Ir para: