InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

duvida sobre alimento/ração

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
crispx

Masculino Mensagens : 125

MensagemAssunto: duvida sobre alimento/ração   Ter Mar 06, 2012 11:31 pm

Olá

gostava de saber se as ratazanas apenas comem raçao apropriada para elas ou se comem outro tipo de ração para roedores.
tenho visto a venda umas sacas de Rat Nature, não sei bem quanto tem talvez uns 3Kg ou 4 e é a volta de 14€ e tal.

pergunto isto de outro tipo de ração porque eu antigamente comprava ração a peso para os meus porcos da india aqui numa tremoceira perto de casa.
gostaria de saber se havia problema em dar dessa

é assim género desta, vendem ao peso acaba por sair mais barato.

Smile
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin

Feminino Mensagens : 1472

MensagemAssunto: Re: duvida sobre alimento/ração   Qua Mar 07, 2012 12:05 am

Olá crispx Very Happy

Bom, as ratazanas comem basicamente o que lhes deres, e atém podem "pegar bem" em coisas que não são apropriadas... Mas é claro que uma alimentação errada terá consequências na saúde do animal. Até dá para perceber a olho se uma ratz bebé foi bem alimentada ou não... Nota-se no pelo baço, sem brilho, na base da cauda que fica quadrada... Ainda que as quantidades de comida fossem boas, se a ração for de má qualidade, isso refecte-se na condição geral do animal.

Muitos criadores optam por ração para "encher".
Usam muito milho, ração de cão, sementes de girassol, ração de coelhos etc. Podem ser opções baratas, mas não são adequadas às ratz.
O milho seco pode transportar fungos, pelo que não se deve exagerar nas quantidades, ou optar por dar milho fresco (eu só dou fresco). A ração de cão tem demasiada proteína e demasiadas gorduras. Pode dar-se um grão como guloseima, mas não fazer dela alimentação base... As sementes de girassol também têm demasiada gordura, devem ser dadas apenas como guloseima (e por isso as rações de hamster não são apropriadas, têm muita semente de girassol). A ração para coelhos contém alfafa, que as ratazanas têm dificuldades em digerir.

Procura informar-te sobre os ingredientes dessa ração. Depois de saberes que ingredientes a compõem é mais fácil dizer se é boa ou não!...
Se for igualzinha à da foto não é boa, pois essa além de milho e sementes de girassol ainda tem amendoim, que deve ser dado em pequenas quantidades.

Consulta a tabela de necessidades nutricionais da ratazana: http://www.ratfanclub.org/nutreq.html
Aqui tens ainda uma lista de alimentos proibidos e a mistura que costumo fazer, quando não ração própria à mão.
Ver perfil do usuário
Panther

Feminino Mensagens : 12

MensagemAssunto: Re: duvida sobre alimento/ração   Dom Mar 18, 2012 8:53 pm

Penso que a comida a peso tenha passado a ser proibida há uns anos.
As razões prendiam-se com o facto de haver menos preservação na comida. Há maior facilidade em entrar bicharada e pó.
Também não há tanto controlo sobre quanto tempo uma saca fica aberta e se o conteúdo pertence sequer à saca.

Pessoalmente, não aconselho.
Ver perfil do usuário http://www.cidadedosanimais.com/forum
Eliane

Feminino Mensagens : 6

MensagemAssunto: Duvidas na alimentação   Seg Jul 29, 2013 8:54 pm

Aqui no Brasil, é muito difícil encontrar rações para twister. Eu atualmente utilizo a Stick da Alcon, pois a ração Labina e a Roi , a minha não gostou. Dou verduras , legumes, ovo cozido, tenébrios e frutas para complementar. Gostaria de saber se (lab blocks) que a Maria mencionou é a Labina aqui no Brasil.
E qual seria a marca melhor de ração importada. Ouvi falar da Selective Rat. Ela é boa ?
Muito obrigada.
Se o post não estiver no lugar correto, me perdoem pois sou nova aqui no forum.
Ver perfil do usuário
Leonor A
Admin

Feminino Mensagens : 904

MensagemAssunto: Re: duvida sobre alimento/ração   Qua Jul 31, 2013 12:25 am

Por o que percebi no google acho que sim. Mas as imagens de labina parecem-me menos densas e mais crocantes do que as que temos aqui em portugal. Aqui usamos o rat & mouse pro da versele-laga. Da mesma marca também tens o rat & mouse complete (parece ração de gato mas é específico para ratz) e o rat nature que combina vários tipos de sementes e granulado processado. A cunipic também tem uma mistura para ratzana com bastantes lab blocks.
Tenta encontrar uma ração com sementes para dar de vez em quando e podes juntar na mistura korn flakes sem açucar e massinhas integrais.

Eliane

Feminino Mensagens : 6

MensagemAssunto: Obrigada pelas dicas    Qua Jul 31, 2013 12:44 am

Muito obrigada pela dicas de ração.
Acho que agora eu entendi como funciona o sistema de postagem de mensagens. Desconsidere a pergunta que eu fiz em outra postagem. Sempre devo clicar e responder nesse tópico.
Vou ver se eu consigo trazer essas rações, quando eu viajar. Aqui no Brasil não tem.
Valeu
Eliane
Ver perfil do usuário
hperika

MensagemAssunto: Re: duvida sobre alimento/ração   Qua Ago 14, 2013 3:25 pm

Eu dou Rat Crispy da Verselle Laga. Só existe em embalagens de 20 kgs.
A ração é muito boa e completa.Wink 
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: duvida sobre alimento/ração   

duvida sobre alimento/ração
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Cuidados :: Alimentação-
Ir para: