InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 ratz agressiva

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
luísa gaspar

avatar

Feminino Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/03/2014
Idade : 24

MensagemAssunto: ratz agressiva   Sab Mar 01, 2014 2:51 pm

Boa tarde, faz hoje um mês que comprei uma ratz siamesa no petfestival para fazer companhia ao meu rapaz, ela desde inicio sempre foi muito assustadiça, nao gostava de ser pegada nem de receber carinhos, mas não dei grande importância visto que ainda era novinha (3meses) e tinha estado num sitio um pouco agitado com algum barulho e confusão. Com o passar do tempo ela começou a ficar muito agressiva comigo, está sempre a tentar morder-me, o que é horrível ! Ela dá-se muito bem com o meu outro rato, penso q até já esteja gravida (o que pode agravar a situação, pois quando são mamas elas tendem a ficar mais agressivas). Não sei o que fazer, já tentei habitua-la a chama-la e a dar-lhe petiscos e muitas das vezes ela vem mesmo busca-los à minha mão, mas logo de seguida se tiver oportunidade tenta morder-me. E pega-la nem pensar, é impossível.
Não sei o que posso fazer mais, o meu outro rato esteve comigo desde o seu primeiro mês e é extremamente dócil e afável, dá-se bem com toda gente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
BasmatiRice
Admin
avatar

Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 29
Localização : Lisboa

MensagemAssunto: Re: ratz agressiva   Sab Mar 01, 2014 4:44 pm

Pelo teu post depreendo que tenhas um macho e uma fêmea juntos - separa-os JÁ!!!! Se quiseres que vivam juntos então vais ter de castrar o macho ou esterilizar a fêmea (entre as duas opções aconselho a primeira).

Se estiver efectivamente grávida (quase certo) e se tem medo de ti então é normal que te tente atacar como disseste, está a defender a futura prole.

Ratazanas agressivas exigem um trabalho individual e paciente, é preciso muita calma, sangue frio (porque não podes simplesmente parar de mexer no bicho, até porque tens de por as mãos na gaiola varias vezes para limpar/por comida ou água) e TEMPO, nada se faz numa semana (ou em duas, por vezes é um trabalho de vários meses).

Já existe um tópico acerca do assunto "ratazanas agressivas" com algumas aproximações que podes tentar, seja como for, é URGENTE separares as ratazanas - uma ratz pode ter ninhadas grandes, com cerca de 12 bebés e muito pouco tempo depois de dar à luz pode voltar a engravidar - matas a ratazana de exaustão se a fizeres ter várias ninhadas seguidas.

_________________

Violeta e Dora :amigos:  Min :barriga:  Chao :fada:
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin
avatar

Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 29
Localização : Leira

MensagemAssunto: Re: ratz agressiva   Seg Mar 03, 2014 8:43 pm

Movi o tópico para a secção apropriada, de "comportamento".

Luísa, não entendo qual foi o intuito de adoptar uma fêmea para fazer companhia a um macho... pois mesmo os criadores (pelo menos aqueles que são responsáveis) não têm macho e fêmea constantemente juntos! Seria super desgastante para a fêmea estar constantemente a ter ninhadas  :ratsurpresa: 

Siga o conselho da Basmati separando-os JÁ, prepare-se para cuidar de uma ninhada e para achar adoptantes para os bebés, que poderão ir de 3 a 20... a fêmea pode deixar de ser agressiva simplesmente por ser separada do macho.

Depois da ninhada, guarde uma menina para fazer companhia à mãe e um macho para fazer companhia ao pai.
Mas ratz de sexos diferentes, para "companhia", não faz sentido!...

Boa sorte, vá dando notícias por favor (:

_________________
www.ratzforum.com
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Leonor A
Admin
avatar

Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

MensagemAssunto: Re: ratz agressiva   Ter Mar 04, 2014 11:16 am

Luisa talvez tenha sido mal aconselhada no local onde a comprou (já agora onde foi? alves pet ou ilha exótica? lembra-se se as comprou na 6ºf, sabado ou domingo?) pelo dia pode ser que saiba quem foi o criador) sobre ter machos e femeas juntos. é particularmente stressante para as mamas porque apenas meia duzia de horas depois de ter os bebés, as mães podem voltar a engravidar (o que acontece com grande parte dos roedores). Como deve imaginar, estar grávido exige muitos recursos á mãe, amamentar e tomar conta de pinkies ainda exige mais...se a pequena tiver que tomar conta dos pequeninos e ainda por cima estar a passar por uma segunda gravidez sem ter tido tempo para recuperar pode acabar por morrer.

os machos e as fêmeas também sofrem alterações de atitude, comportamento e agressividade quando estão juntos na mesma gaiola ou até mesmo na mesma sala em gaiolas diferentes. Separar era fundamental para tentar controlar a agresssividade da menina. depois é como a basmati disse, trabalhar as questões da confiança e segurança numa ratz demora algum tempo, mas pode ser uma altura fantastica para criar um laço com a sua ratz. Smile

não nos quer mostrar umas fotos das suas ratz lindas?

_________________
A smile per day keeps the doctor away  Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin
avatar

Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 29
Localização : Leira

MensagemAssunto: Re: ratz agressiva   Ter Mar 04, 2014 11:40 am

E relembro o nosso tópico sobre reprodução... http://ratz.livreforum.com/t281-a-reproducao
A criação deve ser uma atitude ponderada e pesada, não algo que se faz só porque "é giro"!... Para mais no pico do Inverno /:

_________________
www.ratzforum.com
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: ratz agressiva   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
ratz agressiva
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Cuidados :: Comportamento-
Ir para: