InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

A Margarida está constipada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Leonor A
Admin

Feminino Mensagens : 904

MensagemAssunto: A Margarida está constipada   Qui Fev 20, 2014 12:22 am

Bem, como o titulo indica, a minha velhota está com uma infeção respiratória.  :rattriste: 

na noite de 2ºf ouvi-a a fazer muito barulho a respirar, estava mesmo muito afetada. de manhã nao tinha ouvido nada parecia super normal. marquei logo uma consulta no vet na manhã seguinte.

levei-a hoje a uma veterinaria nova que me foi recomendada como sendo particularmente boa e realmente gostei muito dela. muita familiaridade no manuseamento das ratz, muita atenção em explicar o processo de raciocinio dela, super minuciosa nas perguntas, gostei bastante. muito cara, ia morrendo quando fui pagar, mas sinto que ela sabe do que fala.

parece que a minha Magaguida está com uma infecção respiratória para já não é particularmente grave, causa desconhecida. Vai tomar pela primeira vez nos seus quase 2 aninhos (faz pa semana Smile ) medicamentos que não desparasitante. Vai fazer tratamento com baytril, versão comprimidos diluidos durante 10 dias minimo. a vet insistiu que o sabor do outro era mesmo muito mau para ser engolido.
também põe a hipótese que ela tenha um sopro no coração, mas não conseguimos confirmar porque ela tem tanto ruido nos pulmões que nãoseouve bem o coração. Fizemos um raio-x e os pulmões parecem estar ligeiramente afetados e o coração ligeiramente aumentado (mas pode ter sido de ela se ter movido durante o raio-x, pk a vet queria anestesiar a pequna e eu não deixei porque tive medo...ela já é assim pó entradota e não quero anestesias sem ser obrigatório).

BasmatiRice
Admin

Feminino Mensagens : 405

MensagemAssunto: Re: A Margarida está constipada   Qui Fev 20, 2014 12:55 am

Parece que foi tudo bem feito Smile vais ver que fica boa num instante!

As melhoras para a Guida Smile

Btw, a Min fez dois anos no dia 17! Yay!

Violeta e Dora :amigos:  Min :barriga:  Chao :fada:
Ver perfil do usuário
isa86

MensagemAssunto: Re: A Margarida está constipada   Qui Fev 20, 2014 1:57 am

espero que a tua velhota fique bem depressa!!! tummy 

parece que apanharam isso depressa, o que é optimo. pelo que andei a ler este fim-de-semana quando achei que o Gouda estava doente, eles podem evoluir muito depressa para um estado bem mais grave.
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin

Feminino Mensagens : 1472

MensagemAssunto: Re: A Margarida está constipada   Qui Fev 20, 2014 9:49 am

Leonor A escreveu:
Bem, como o titulo indica, a minha velhota está com uma infeção respiratória.  :rattriste: 

na noite de 2ºf ouvi-a a fazer muito barulho a respirar, estava mesmo muito afetada. de manhã nao tinha ouvido nada parecia super normal. marquei logo uma consulta no vet na manhã seguinte.

levei-a hoje a uma veterinaria nova que me foi recomendada como sendo particularmente boa e realmente gostei muito dela. muita familiaridade no manuseamento das ratz, muita atenção em explicar o processo de raciocinio dela, super minuciosa nas perguntas, gostei bastante. muito cara, ia morrendo quando fui pagar, mas sinto que ela sabe do que fala.

parece que a minha Magaguida está com uma infecção respiratória para já não é particularmente grave, causa desconhecida. Vai tomar pela primeira vez nos seus quase 2 aninhos (faz pa semana Smile) medicamentos que não desparasitante. Vai fazer tratamento com baytril, versão comprimidos diluidos durante 10 dias minimo. a vet insistiu que o sabor do outro era mesmo muito mau para ser engolido.
também põe a hipótese que ela tenha um sopro no coração, mas não conseguimos confirmar porque ela tem tanto ruido nos pulmões que nãoseouve bem o coração. Fizemos um raio-x e os pulmões parecem estar ligeiramente afetados e o coração ligeiramente aumentado (mas pode ter sido de ela se ter movido durante o raio-x, pk a vet queria anestesiar a pequna e eu não deixei porque tive medo...ela já é assim pó entradota e não quero anestesias sem ser obrigatório).

Sinceramente... uma vet que faça tais sugestões não me parece saber tanto de ratz quanto aparenta! Sugerir abater por causa de uma myco?
Baytril em comprimido, quando líquido via oral, sabendo bem ou não, é muito mais eficaz? E o Baytril é apenas antibiotico, ela não mandou tomar também um anti inflamatório como o Meloxicam? E um protector de estômago para que a toma dos medicamentos não provoque diarreia?...

Desculpa estar mas céptica Leonor, mas já vi isto acontecer demasiadas vezes para não levar muito a sério. Uma myco, que pelos vistos já chegou aos pulmões, imediatamente antes ou depois de fazer dois anos... já foi o início do fim para mim, demasiadas vezes.

Conselho de amiga... abraço forte  rathugs 

BasmatiRice
Admin

Feminino Mensagens : 405

MensagemAssunto: Re: A Margarida está constipada   Qui Fev 20, 2014 10:14 am

Ela não sugeriu abater o bicho Maria! Ela queria era anestesia-la para fazer um raio-x sem o bicho se mexer, é um procedimento normal Smile

Provavelmente não receitou anti-inflamatório porque os pulmões estavam com bom aspecto no raio-x, mesmo que um bocadinho tremido, e achou que seria melhor não encharcar um bicho de idade em drogas...

É necessário é que a Guida melhore Smile

Violeta e Dora :amigos:  Min :barriga:  Chao :fada:
Ver perfil do usuário
Leonor A
Admin

MensagemAssunto: Re: A Margarida está constipada   Sex Fev 21, 2014 10:47 am

Não queria abater, credo... Eu dava-lhe dois berros e fugia dali com a minha ratinha a correr. era só anestesiar para tirar o raio-x. eu e o ricky é que não que não deixamos porque somos uns maricas e tivemos medo que ela não ficasse bem quando acordasse e para a vet era apenas uma questão de facilidade para tirar o raio-x (em vez de demorar 5 min demorou uma boa meia hora porque a guida não para quieta Very Happy )

Não deve ser Mycos Mary, apenas um resfriado. ela ter ficado doente coincidiu com uma mudança mais brusca de temperatura lá em casa. Não há porfirina, tem os olhinhos e nariz limpinho. apenas um pouco de nariz entupido e estalidos nas vias respiratórias, contudo não está sempre a espirrar nem a limpar o focinho.
Ela receitou as pastilhas por considerar que apesar de atacada, não parecia uma coisa instalada e para ficar. O raio-x não mostrou os pulmões pesados nem com manchas, nem liquido anormal. ela é de uma forma geral saudável, nunca teve doente antes, come bem, bebe bem, cocos e xixis bons, bem disposta e activa (quando acordada) e a vet quis começar por tentar algo menos forte para ver se ela reagia bem sem ser preciso fazer um tratamento muito exigente.

Leonor A
Admin

MensagemAssunto: Re: A Margarida está constipada   Sex Fev 21, 2014 11:00 am

ahhh, uma coisa importante é que ela quando acorda não faz barulho a respirar. só uns 5 minutos depois é que começa a fazer. e é mais durante a noite. a vet diz que esse tipo de sintomas normalmente está ligado a questões cardíacas, daí ela não descartar completamente a hipótese de ser um sopro cardíaco que está a ter sintomas respiratórios.
Quando a auscultou a primeira vez pensou ter ouvido um chiar cardíaco, contudo fez uma ou outra auscultação e não ouviu. depois no raio-x pareceu ter o coração mais dilatado, mas pode ser de ela se ter movido. Isso mais o sintoma de só ter estalidos mais á noite e depois de acordar, levou-a a pensar que pode ser um dos primeiros sintomas de velhice Sad  :ratdesolado: 

Mary e eu perguntei sobre o anti inflamatório e ela disse que os comprimido não precisavam tanto da conjugação dos dois. e que preferia, antes de ter a certeza da questão do coração, não encher o sistema dela de medicamentos para não criar tolerância e porque se se confirmar o sopro o tratamento também é medicamentoso.

Ainda tens duvidas sobre o tratamento dela? achas que devo ir a outro vet? tu diz-me que i trust your judgment... fui a esta nova porque já não estou satisfeita com o centro de exóticos onde ia... muitas inconsistências...

maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: A Margarida está constipada   Sex Fev 21, 2014 12:10 pm

Ah! Ufa! Não liguem, tenho andado tão cansada que leio mal os textos -___-

Se ainda não avançou para os pulmões e a vet está mais preocupada com a questão do coração que myco, então sim, concordo a 100%!
Fico bem mais aliviada (:

Leonor A
Admin

MensagemAssunto: Re: A Margarida está constipada   Dom Fev 23, 2014 12:34 am

Bem nem sei muito bem se a Margarida está melhor ou igual. Parece ter menos ruido nos pulmões, mas ainda tem um bocadinho. Come, bebe, não há cocos moles ou estranhos, mas parece ter perdido umas gramas.
ha duas semanas estava com 270g, na semana passada quando ficou doente tinha 260g e hoje tem 255g.
Tive outra vez na vet hj, mandou-me continuar o tratamento pk a respiração parece melhor. mas vou começar a dar umas papinhas morninhas (com uma gotinha de animastrath visto que tenho cá em casa e tenho) como reforço da alimentação e uns snacks mais apetecíveis para a estimular a comer Smile

maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: A Margarida está constipada   Dom Fev 23, 2014 2:05 pm

Faz isso Leonor, digo por experiência que é muito mais fácil uma ratz perder peso do que voltar a ganhá-lo... por isso se já perdeu um pouquinho, insiste já em que o recupere ^^

Leonor A
Admin

MensagemAssunto: Re: A Margarida está constipada   Dom Fev 23, 2014 4:56 pm

Bem...ela fica louca com a papa, come desalmadamente... vamos ver se recupera um pouquinho de peso...
os pulmões parecem ter um pouco menos de ruído, mas nunca sei bem pk ela não tem ruido logo quando acorda ou quando pego nela.. é uns minutos depois e não a quero estar a tirar muito tempo do ninho para ela não apanhar frio...

Cecília L.

Feminino Mensagens : 373

MensagemAssunto: Re: A Margarida está constipada   Dom Fev 23, 2014 6:38 pm

AS melhoras para a Margarida  :ratsorriso: 
Ver perfil do usuário
Leonor A
Admin

MensagemAssunto: Re: A Margarida está constipada   Seg Fev 24, 2014 12:01 pm

Bem, que a Magaguida come como uma menina grande, lá isso come...mas não vejo maneira de a subir de peso. Penso que desceu um pouquinho até...umas graminhas, mas desceu... Continua ativa e bem disposta, bebe e faz coco normalmente. Estou a completar a dieta dela com umas papinha morninhas de bebe sem glutem ou lactose umas 3 a 4 vezes por dia (dia sim dia não tem vitaminas animastrath misturado), a dar umas bolinhas de ração de gato e uns vegetais fresquinhos para a ajudar a hidratar sem ter que sair da cama Very Happy vamos lá ver, a falta de apetite não tem sido um problema...
os pulmões tão quase quase sem ruído nenhum, o que é bom... Very Happy pode ser que agora comece a recuperar o peso perdido se deixar de ter que fazer tanto esforço para respirar...

Cecília L.

MensagemAssunto: Re: A Margarida está constipada   Qua Mar 12, 2014 6:40 pm

Leonor como é que está a margarida? E já agora as restantes?
Ver perfil do usuário
Leonor A
Admin

MensagemAssunto: Re: A Margarida está constipada   Qua Mar 12, 2014 11:49 pm

Tens razão, esqueci-me de fazer update...
A Magaguida tá nova Wink recuperou lindamente Wink
Estávamos com bastantes problemas em manter o peso, mas com papinha de bebe tudo se conseguiu Wink

isa86

MensagemAssunto: Re: A Margarida está constipada   Qua Mar 12, 2014 11:57 pm

Ainda bem!  :ratpompom: 

Ver perfil do usuário
Cecília L.

MensagemAssunto: Re: A Margarida está constipada   Qui Mar 13, 2014 12:37 am

Que maravilha... adoro finais felizes  :ratcontente: 
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: A Margarida está constipada   

A Margarida está constipada