InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

Ratazanas Hairless

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
maria-mar
Admin

Feminino Mensagens : 1472

MensagemAssunto: Ratazanas Hairless   Seg Jan 20, 2014 10:35 pm

Tal como o cão e o gato com as raças Gato Esfinge e Cão Nu Chinês, também a ratazana doméstica possui uma variedade sem pelo. Estes animais conquistam admiradores com o seu aspecto peculiar. Segundo o standard da American Fancy Rat & Mouse Association:

"HAIRLESS - Hairless rats should have a thin, bright, rather translucent skin, free of scars or pimples, and be as hairless as possible. The skin may be of any color or recognized marking, and wrinkling should not be penalized. The eyes may be of any color, but should be bright and free from any problems. The ears should be very large and wrinkle free. The whiskers may be very short or missing; they are usually curly."

Sobre os cuidados extra que uma ratazana hairless pode precisar, nem vale a pena escrever.
Nada melhor que citar a Joana Búzio, ou não estivessemos a falar da variedade favorita dela ^^

"As fêmeas hairless devem ser afastadas de criação. A existência e reprodução de ratas hairless é controversa e na maioria dos países já não se cria para hairless e recrimina-se quem o faz devido aos problemas de saúde a que o gene está ligado (dado que não conseguiram fazer breed off dos problemas). As ratas hairless têm frequentemente problemas de rins associados, maloclusão, defeitos de várias ordens. É um risco usar uma fêmea hairless em criação porque frequentemente têm falta de cadeias mamárias, incapacidade de produção de leite e uma saúde frágil. Há também e ninguém sabe bem porquê, têm uma incidência de canibalismo muito maior que as ratazanas com pelos standard.

A duração de vida de um hairless é muito inferior à de uma ratazana normal, devido especialmente aos defeitos nos seus órgãos internos e por serem mais sensíveis ao ambiente (mas isso acontece na maioria dos animais hairless). A pele das hairless dissipam muito mais calor, por isso têm muito mais frio que as outras, muito mais calor que as outras, logo, os cuidados nesse aspecto têm de ser redobrados. Adoram pescoços para ficarem quentinhas, se forem de boas familias. As ratas mais meigas que conheci foram hairless, mas em determinadas linhagens tb encontrei muito agressivas e medrosas.

Precisam de uma quantidade de comida bem superior às suas congéneres, porque gastam muito mais para se aquecerem. A quantidade de proteína (principalmente vegetal) também deve ser muito superior. Eu prefiro o cânhamo e a linhaça para compensar a proteína. No caso do cânhamo, deve ser esmagado para ver se está utilizável (cheiro a noz/cheiro a ranço).

Nunca escolher uma hairless filha de animais com problemas de saúde. Preferir linhagens que tenham progenitores e pedigree com uma boa média de idades e com menos problemas. Não apanhar sustos com o excesso de porfirina produzida, mas em caso de produção constante de porfirina, levar ao vet, já que a a produção excessiva pode indicar doença, e como já disse, as hairless são muito mais atreitas a doenças."

Basta acrescenter leitura sobre a genética da mutação hairless - hr -  com o artigo Genetic of Coat Types.

Planeva acompanhar o tópico com imagens de ratz hairless que bem ilustrassem o standard... mas depois tive uma ideia bem melhor! Recordar os hairless que nos acompanharam ao longo dos anos, na comunidade de donos de ratz.

Este era um dos hairless favoritos da Búzio, o elfo Gizmo!...

Também chamado Guizmo foi o ratão da Susana Brandão, carismático, gordo e lindoooo...

O meu Zeppelin ceguinho.

Não podemos esquecer o Puffy querido da Nita...

Espero que os donos das fotos não se importem do roubo, mas queria deixar a homenagem feita!
Queria achar um dos hairless liiiiindos de Spyderland, pareciam dark colorpoint de lindos, mas não achei as fotos ):
Donos de hairless, partilhem fotos ^^

búzio

MensagemAssunto: Re: Ratazanas Hairless   Seg Jan 20, 2014 11:00 pm

que português macarrónico hahahha. devia estar mesmo a produzir texto de olhos fechados.
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: Ratazanas Hairless   Ter Jan 21, 2014 12:48 am

Péssimos fotos porque ele só gosta de estar no quentinho, mas este é o meu Link lindo ^^

Leonor A
Admin

Feminino Mensagens : 904

MensagemAssunto: Re: Ratazanas Hairless   Ter Jan 21, 2014 10:31 am

Maria: Got It! Smile
pela tua reação imaginei logo que dava problemas genéticos.  :rattriste: o que me leva a pensar... :rathmm:  a IkkI é filha de mãe e pai hairless. Já percebi que isso não é nada bom, a que é que devo estar atenta para além dos rins e má oclusão?

achas que deveria ter algum cuidado especial de alimentação ou não, para evitar problemas?

Leonor A
Admin

MensagemAssunto: Re: Ratazanas Hairless   Ter Jan 21, 2014 11:05 am

aproveito para deixar também umas fotos da nossa Ikki Alopécia. Atualmente já tem um bocadinho menos de pelo no focinho.  :ratfeliz: 

maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: Ratazanas Hairless   Ter Jan 21, 2014 1:51 pm

Tão lindaaaaaa  :aww: 
É essex? Amo!

Pois, o ideal para produzir bebés hairless é usar uma fêmea standard portadora de hairless (pai hairless por ex) e um macho que seja hairless. No caso do meu Link nenhum dos pais era hairless sequer, mas provavelmente ambos eram portadores do gene fuzzy.

Se quiseres fazer ajustes à dieta da Ikki, a búzio já mencionou tudo ^^

Leonor A
Admin

MensagemAssunto: Re: Ratazanas Hairless   Ter Jan 21, 2014 2:02 pm

maria-mar escreveu:

Se quiseres fazer ajustes à dieta da Ikki, a búzio já mencionou tudo ^^

onde?!?!? onde?!?!?!

maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: Ratazanas Hairless   Ter Jan 21, 2014 3:56 pm

Lá em cima, no post, tem dicas sobre adaptar a dieta aos hairless x)

Leonor A
Admin

MensagemAssunto: Re: Ratazanas Hairless   Ter Jan 21, 2014 4:19 pm

ahhhh, ok... como falaste no tópico da búzio e o tópico está com o teu nome não estava a perceber. sabes que isto de ter o nariz entupido provoca má oxigenação e fico burrinha...

maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: Ratazanas Hairless   Ter Jan 21, 2014 5:43 pm

Eu é que não tive trabalho nenhum a criar o tópico, porque me limitei a citar as palavras dela (que já tinha guardadas num ficheiro de texto no meu computador... creepy much?)  :ratcontente:

liana

Feminino Mensagens : 69

MensagemAssunto: Re: Ratazanas Hairless   Sab Jan 25, 2014 9:01 pm

Milo
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: Ratazanas Hairless   Sab Jan 25, 2014 9:25 pm

Tão lindo  :aww: 

Caramela123

Feminino Mensagens : 47

MensagemAssunto: ratz   Dom Jan 26, 2014 1:21 am

Tenho uma hairless linda e um com pelo rex sao espectaculares estão sempre a dar beijinhos :)tenho uma amiga que esta a vender e são de uma óptima genética Smile
Ver perfil do usuário
bygisa

Feminino Mensagens : 36

MensagemAssunto: Re: Ratazanas Hairless   Qua Jan 29, 2014 11:54 am

Maria fantastica a tua explicação sobre os hairless.
Por acaso ando de olho numas em um criador de espanha que tem Ratz hairless magnificas completamnete carequinhas! Ele tem me dado sinais de ser um bom criador mas com Espanhois nunca se sabe, contudo acho que vou arriscar e estava a pensar trazer um ou dois machos e umas duas fêmeas.
Contudo como ja sabia que não se deve acasalar um par hairless pensei em usa-los com os meus portadores.
Esse senhor disse-me que as fêmeas dele todas possuem excelente instinto reprodutor e que possuem as mamas completas e que a unica coisa a fazer no caso de ninhadas com elas é aumentar o nivel de gordura e proteina durante gestação e amamentação.
Tem muita logica já que elas gastam tanta energia e produzem menos leite.
Ele também me falou numa tecninca muito usada nas vacas que é colocar sal na comida e dessa forma incentiva-as a beber mais agua e aumentar a produção de leite.
Ele disse por muitos ovos cozidos, frango cozido e também muito queijo fresco ou requeijão durante a gestação e amamentação.
Que pensam disso?
Ahhh a proposito não consegui vender o irmão do Link Smile esta comigo em casa e é um amor!
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: Ratazanas Hairless   Qua Jan 29, 2014 12:16 pm

Penso tudo ok, se está confirmado na linhagem dele que as fêmeas costumam não ter problemas.

EXCEPTO o sal! Sal é um grande "não" para as ratz, não tem nada que lhes faça bem, pelo contrário.

Queijo fresco ou requeijão é bom para as ratz, mas outros tipos de queijo podem fazer-lhes mal aos intestinos.
Ovo cozido e frango cozido (sem sal) também sempre foi meu hábito dar a fêmeas grávidas ou a amamentar (;

misspucca

Feminino Mensagens : 35

MensagemAssunto: Re: Ratazanas Hairless   Sex Fev 07, 2014 10:29 am

Excelente tópico Smile
Obrigada Maria, pelo meu Puffy Smile
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ratazanas Hairless   

Ratazanas Hairless
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum