InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

Quarentena - introdução de novos elementos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
isa86

MensagemAssunto: Re: Quarentena - introdução de novos elementos   Ter Jan 14, 2014 5:55 pm

estava aqui a ler mais sobre apresentar um membro novo á familia... e falam de tres semanas a tres meses de quarentena, num espaço completamente isolado dos outros (de preferencia noutra casa), a ter ate que trocar de roupa depois de mexer neles... :S voces tambem passaram por isso?

e em relaçao aos meus, acham que é uma boa altura para lhes dar um "irmao" mais novo, ou é muito cedo para estar a pensar nisso?
Ver perfil do usuário
Ratazanas Amadas

Feminino Mensagens : 140

MensagemAssunto: Re: Quarentena - introdução de novos elementos   Ter Jan 14, 2014 6:33 pm

isa86 escreveu:
estava aqui a ler mais sobre apresentar um membro novo á familia... e falam de tres semanas a tres meses de quarentena, num espaço completamente isolado dos outros (de preferencia noutra casa), a ter ate que trocar de roupa depois de mexer neles... :S voces tambem passaram por isso?

e em relaçao aos meus, acham que é uma boa altura para lhes dar um "irmao" mais novo, ou é muito cedo para estar a pensar nisso?

Eu só tenho meninas como sabes...

A minha Winter tinha 1 ano e 3 meses quando introduzi a Patitas, o que foi um desastre, mas acho que teve haver com a personalidade ciumenta e mimada dela de ser filha única. E já devia estar doente, pois morreu 15 dias depois.

Com a chegada das gémeas Tina e Alma, a coisa correu bem, mas tinham apenas 2 meses de diferença da Patitas e a Patitas foi filha unica por menos de um mês. Juntei-as logo todas.

Com a chegada da minha Luna, que era bébé, correu bem, esteve 2 semanas separada a fazer a adaptação, mas quando a juntei ás outras depressa se tornou a lider do "galinheiro", mas como nenhuma estava cá há muito tempo ainda não havia muito hierarquias...

Vieram todas muito perto umas das outras... grouphug
Ver perfil do usuário
Leonor A
Admin

Feminino Mensagens : 904

MensagemAssunto: Re: Quarentena - introdução de novos elementos   Ter Jan 14, 2014 7:07 pm

aqui nos tópicos da Basmati sobre o mesmo tema tens as nossas experiências pessoais (não vou voltar a repetir para não estar sempre a dizer a mesma coisa Smile assim é mais fácil organizar e saber onde está a informação)
http://ratz.livreforum.com/t412-juntar-as-3-ratazanas-na-gaiola-principal
http://ratz.livreforum.com/t405p15-a-violeta-esta-a-escurecer-muitas-fotos

fica também este
http://ratz.livreforum.com/t72-juntar-duas-femeas

isa86

MensagemAssunto: Re: Quarentena - introdução de novos elementos   Ter Jan 14, 2014 7:23 pm

pois, felizmente ha imensa informaçao na net sobre os passos da introduçao (se bem que cada caso é um caso). Nao encontro é ninguem aqui do forum a falar da tal quarentena, penso.

Ver perfil do usuário
Leonor A
Admin

MensagemAssunto: Re: Quarentena - introdução de novos elementos   Ter Jan 14, 2014 9:34 pm

a quarentena é algo que fazes naturalmente quando as mantens em gaiolas separadas. se as comprares a um criador ou alguém em quem tens confiança e sabes que quando perguntas se ha algum animal doente na colónia te dizem, nao precisas propriamente de quarentena.

as quarentenas de que falaste são mais para casos em que pode haver doenças de pele, virus, com animais de rua, canis, etc... eu tenho uma gata de quarentena dessa que falas pk tem tinha de pele. Sad tadinha Sad

e há alguns passos que podes fazer para evitar essas quarentenas que ouves falar como, verifica a pele por baixo do pelo, verificar orelhas e patas para procurar pequenas feridas ou parasitas visiveis, fungos... verificar a respiração, se tem secreções ou não...essas coisas...

Siwain
Admin

Feminino Mensagens : 413

MensagemAssunto: Re: Quarentena - introdução de novos elementos   Ter Jan 14, 2014 9:36 pm

A quarentena é particularmente importante nos EUA pela existência de algumas doenças altamente contagiosas que podem matar populações de ratz inteiras. Estás a ler sites ou fóruns americanos?

É sempre aconselhado fazer quarentena para evitar possíveis doenças; no entanto muita gente aqui salta esse passo sem problema. Mas é um risco, está claro.
Ver perfil do usuário http://www.ratz.pt
isa86

MensagemAssunto: Re: Quarentena - introdução de novos elementos   Ter Jan 14, 2014 9:51 pm

pois, vi numa data de sites em ingles (nao vi se americanos se ingleses)... eu calculava que tivesse que fazer uma pequena quarentena, so para ter a certeza, o que me assustou foi o tempo recomendado, mas realmente faz sentido que lá o recomendem.
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin

Feminino Mensagens : 1472

MensagemAssunto: Quarentena - introdução de novos elementos   Ter Jan 14, 2014 10:35 pm

Olha Isa, eu sempre fiz pelo menos 15 dias de quarentena (sendo 15 não é bem 40tena lol) quando trazendo ratz de feiras ou de lojas. Indo buscar a criadores que conheço, não o faço.

Leonor A
Admin

MensagemAssunto: Re: Quarentena - introdução de novos elementos   Qua Jan 15, 2014 12:21 am

Dividi este tópico por considerar que teve um off-topic : o tema da quarentena e este merece um tópico próprio. Ainda não tinhamos falado sobre isto e é importante ter a informação organizada para ser fácil de consultar por todos, especialmente membros novos no grupo Smile

Espero que ninguém se importe Smile

BasmatiRice
Admin

Feminino Mensagens : 405

MensagemAssunto: Re: Quarentena - introdução de novos elementos   Qua Jan 15, 2014 4:30 pm

Eu tinha pensado fazer duas semanas de "quarentena" mas depois fui medricas porque achei que as pequenas eram mesmo muito pequenas em relação à Min e que se ela quisesse as engolia numa dentada só, de modo que dei mais uma(s) semana(s)!
De qualquer forma as pequenas não tinham parasitas visíveis e pareciam bem de saúde no geral (cocós normais, sem feridas nem cicatrizes, a comer e a beber bem) e adaptaram-se muito bem à casa nova, no primeiro dia já me trepavam para o colo, aceitavam comida e queriam brincar e explorar, de modo que a "quarentena" nem sequer foi bem uma quarentena porque acabaram por ficar ao pé da gaiola principal ao fim de uns dias (para além de que a minha casa é pequena demais para uma quarentena a sério!)...

Em termos de quarentena diria que o mais importante é teres cuidado na escolha das ratz, principalmente se fores a uma loja (as minhas pequenas vieram da rolizoo, na margem sul) - em vez de escolheres pelo aspecto, escolhe a(s) que for(em) menos assustadiça(s) e que estejam aparentemente bem, sem porfirina nos olhos ou no nariz, que nao estejam constantemente a espirrar ou a coçar-se, e que depois de um check-up geral (dedos todos, cauda toda, orelhas no sitio, olhos brilhantes, sem feridas ou altos pelo corpo - *_do sexo certo_*!!!) pareçam saudáveis: detalhes sobre o que ver num check-up neste tópico.

De certo que tens pessoal mais experiente neste tema que eu, mas pronto, fica aqui a minha opinião/reduzida experiência no assunto!

*Off-Topic* - cuidado com a tinha nos gatos! A minha gata veio para casa com tinha e eu acabei por apanhar tinha corporis (era eu que fazia os tratamentos da gata)!!! Lavar _muito_ bem as mãos e cuidado com a roupa também!

Violeta e Dora :amigos:  Min :barriga:  Chao :fada:

Última edição por BasmatiRice em Qua Jan 15, 2014 5:25 pm, editado 2 vez(es)
Ver perfil do usuário
Leonor A
Admin

MensagemAssunto: Re: Quarentena - introdução de novos elementos   Qua Jan 15, 2014 4:40 pm

Yap yap basmati...temos tudo controlado (achamos nós) roupa diferente, sapatos, betadine espuma a rodos para lavar as mão depois, pfff...já não posso com aquele cheiro...ainda por cima tb estou a usar diariamente betadine para tratar a minha tartaruguinha. Ontem cheguei à cama, encostei-me ao ricardo e ele tresandava a betadine... por isso acho que até já sonho com esse cheiro.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Quarentena - introdução de novos elementos   

Quarentena - introdução de novos elementos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Cuidados :: Saúde-
Ir para: