InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

A mistura que dou às minhas meninas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
BasmatiRice
Admin

Feminino Mensagens : 405

MensagemAssunto: A mistura que dou às minhas meninas   Seg Nov 04, 2013 12:41 pm

Porque estou outra vez a chegar àquela altura em que preciso de reabastecer o meu stock de comida lembrei-me de partilhar (acho que já o tinha feito antes, mas pronto) a mistura que lhes faço.
É uma mistura se calhar pouco equilibrada :Pque tentei fazer a partir daquelas dietas caseiras americanas usando o que consegui encontrar no supermercado.
O facto é que elas gostam e tanto quanto me parece não lhes faz mal. E sempre ajuda a estender a durabilidade da ração que por vezes é tão difícil encontrar.

Tentei encontrar as coisas que fossem o mais "saudáveis" possível, com menor adição de sal e açucar:

1C (chávena) = 125mL  1T (colher de sopa) = 15mL e 1t (colher de chá) = 5mL

3/4C Corn Flakes
3/4C All-Bran plus
4t sementes de gira-sol sem casca
1T Sementes de linhaça
3T Flocos Aveia
1/3C Rice Krispies "naturais" (comprei-os para mim mas não sabem a nada!)
3T arroz integral (tentei por arroz cozido uma vez, mas mesmo escorrendo bem e esperando um pouco para secar, a caixa de comida ficou toda mole... agora ponho cru)
3 avelãs desfeitas (1 por ratz)
1C Massa espiral tricolor

2C Rat Nature
1C Rat complete
3C Beaphar Care + [edit de 22.01.2014]

aspecto final:

Costumo por +- 30g(1/8C) de mistura em cada gaiola. Ainda estou a ajustar a quantidade às pequenas mas normalmente volto a encher-lhes a comida à noite...
Todas elas têm sempre lab blocks à disposição, na gaiola grande pus uma bola para feno que adaptei com um arame de jardinagem e está sempre cheia com blocos. Por vezes não lhes ponho mistura durante uns dias para as obrigar a comer blocos, que acredito serem completos o suficiente para lhes equilibrar a dieta...

De vez em quando (deve ser uma ou duas vezes por semana) têm direito a macedónia de legumes cozida ou pedacinhos de maçã, cenoura, uva, brócolos, o que houver na altura Razz

Como a muito ocasional guloseima ultimamente tenho-lhes dado drops de cenoura da Trixie (à Min e à Dora)  e tenébrios secos para répteis (à Violeta e à Min)

isto porque a Violeta não gosta dos drops e a Dora não gosta dos tenébrios lol

Como vou fazer agora uma encomenda na tiendanimal e eles não têm Rat Complete vou mandar vir uma embalagem de Care+ para ratos e ratazanas, a composição não me pareceu muito mal, espero que elas gostem daquilo :/

Pronto, é tudo, avaliações à dieta são bem vindas! E desculpem o post gigante Razz

[edit(22.01.2014): acrescentei os links para os produtos que uso. Neste momento ponho 30g (1/8C) por ratz por dia, costumo por ao final da noite quando chego a casa, e não tenho dado nem legumes nem fruta porque não temos tido nada disso aqui por casa na ultima semana e tal...]

[edit(07.02.2014): para quem foi à petfil no parque das nações e conseguiu uma caixa da royal canin, cada caixa dá para 3x a receita acima indicada e mais um pouco que não sei quanto ao certo Razz ]

Violeta e Dora :amigos:  Min :barriga:  Chao :fada:

Última edição por BasmatiRice em Qui Abr 16, 2015 9:17 pm, editado 4 vez(es)
Ver perfil do usuário
Leonor A
Admin

Feminino Mensagens : 904

MensagemAssunto: Re: A mistura que dou às minhas meninas   Seg Nov 04, 2013 4:10 pm

Essa mistura parece-me bue completa... também faemos uma mistura do género. Juntamos uma mistura de muesli do lidl (sem açucar adicionado) com rat complete, nature, e pro da Verselle-laga. depois também juntamos massinhas e kornflakes de milho. Os vegetais e a fruta tb estão na dieta Very Happy

em relação aos tenébrios, normalmente as ratz precisam de aprender a gostar de tenébrios. se fores insistindo ela aprende a gostar. Aconselho é a fazeres a criação em casa dos tenébrios. não custa nada, nao tem cheiro, nao fogem e ainda comem alguns lixos orgânicos Very Happy assim evitas a contaminação ou os parasitas que podem trazer.

maria-mar
Admin

Feminino Mensagens : 1472

MensagemAssunto: Re: A mistura que dou às minhas meninas   Ter Nov 05, 2013 1:53 am

Muito parecida com a que eu costumava fazer excepto que eu usava Rat Duo em vez da Rat Complete, parece-me bastante bem Wink

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: A mistura que dou às minhas meninas   

A mistura que dou às minhas meninas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Cuidados :: Alimentação-
Ir para: