InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

Inbreeding

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
BasmatiRice
Admin

Feminino Mensagens : 405

MensagemAssunto: Inbreeding   Qui Jun 06, 2013 11:11 am

Boas!

Tendo em conta as aulas que estou a ter neste momento, onde falamos muito da conservaçao de animais em zoos (portanto, falamos muito de populações com poucos fundadores - com muita consanguinidade fruto de inbreeding) queria saber até que ponto utilizam o inbreeding na criação (o grau de parentesco entre ratz) e com que objectivos - se para isolar uma determinada característica ou qualquer outra razão.

Por enquanto trata-se de mera curiosidade, mas era muito interessante criar uma espécie de studbook das ratz em Portugal! E ia ser um grande auxílio ao programa de genética que quero desenvolver, uma vez que poderia ir buscar o historial dos bichos selecionados e prever com maior precisão a possível descendência Smile

Also, já sei como calcular o grau de consanguinidade de cada animal, assim como o preenchimento (i.e., a quantidade de informação disponível acerca desse animal, por norma até à 9ª geração) e como disse, gostava muito de poder traçar a genealogia dos nossos bichos o melhor possível Smile

Pronto, por agora é tudo, espero que não levem a mal a minha pergunta, percebo que possa ser um tema meio tabu!
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin

Feminino Mensagens : 1472

MensagemAssunto: Re: Inbreeding   Qui Jun 06, 2013 1:26 pm

Olá!

Só existe um tabu aqui no fórum, que é a ratazana vista primariamente como alimento (e que se destina apenas a afastar conversas em tom de "nuggets", yummy etc que se encontram noutros fóruns dedicados a repteis). A tua pergunta é bastante pertinente Wink

Para já não utilizo inbreeding. Se utilizasse seria apenas por uma razão bem especifica e justificada, uma característica rara a preservar. Mesmo aí considero apenas cruzar tio com sobrinha por exemplo. Pai com filha ou irmão com irmã parece-me demasiado próximo. É algo que não descarto, mas faria apenas depois de muita premiditação.

O que planeio utilizar sim, mesmo com o objectivo de conseguir uma linhagem consistente, é o line breeding ou seja, cruzar primos e primas, quase todos animais provenientes de um "stud" incial, o meu Bowie. Estou bastante próxima deste objectivo.

Sobre o assunto e bastante explicativo: http://ratguide.com/breeding/breeding/breeding_methods.php

Convém acrescentar que as ratazanas, ao contrário do ser humano, são animais muito tolerantes ao inbreeding. A razão porque o descarto como método (e o mantenho como opção apenas por excepção) é que ao cruzar dois animais com caracteristicas muito semelhantes, há forte probabilidade de conseguir reproduzir uma caracteristica desejada, mas também de prolongar a existência de caracteristicas indesejáveis.

BasmatiRice
Admin

MensagemAssunto: Re: Inbreeding   Sex Jun 07, 2013 9:58 am

Pois, eu tenho tido muita dificuldade em encontrar informação referenciada acerca do inbreeding em ratazanas e o resto da info é muito contraditória e parece-me escrita com base nas experiencias e crenças pessoais de cada um... até ao momento só encontrei um paper acerca da diminuição da longevidade em ratazanas inbred de uma determinada linha de laboratório ao fim da 25ª geração se não me engano...

Tenho ideia que alguns problemas como megacolon, mortalidade infantil e se calhar até certo ponto a rejeição das crias por parte da mãe podem advir de problemas de consanguinidade (e maus cruzamentos também, mas pronto), mas acho que a melhor maneira de ver isso é mesmo fazer um studbook e descobrir até que ponto temos consanguinidade nas nossas ratazanas (acredito que mesmo assim não seja muito, mas como toda a gente compra a toda a gente, parece-me possível que aconteçam cruzamentos inadvertidos entre parentes, but then again, só mesmo vendo!)

Mas percebo o que queres dizer acerca da tolerância ao inbreeding, nos cavalos puro sangue lusitanos o coeficiente de inbreeding deve estar à volta dos 90%! E mesmo assim existem psl campeões em diversas modalidades...

Não sei, parece-me um trabalho ineressante! Vê, poderes vender ratazanas com pedigree! Lol
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: Inbreeding   Sex Jun 07, 2013 1:02 pm

Mas pedigree as minhas ratazanas já têm Wink
O pedigree diz respeito ao registo de toda a informação possível em cada geração. Tenho tudo isso apontado em word, apenas a precisar de ser compilado num formato mais apresentável. Falta alguma informação sim, mas é sempre referente a outcrossing, ou seja, à introdução de ratz não relacionados com a minha linhagem. O objectivo do line breeding também passa por colmatar esta falha. Se a minha linhagem for prioritariamente constituida por ratz da minha linha, existirá mais informação. Isto não seria um problema se outros criadores mantivessem registo e o facultassem quando me vendem ou dão um ratz, mas infelizmente isto não acontece muito.

Quanto à necessidade que tens de papers sobre isto, se me quiseres enviar uma pm com o teu e-mail posso enviar dois super livros em pdf sobre ratazanas que talvez tenham algo sobre o assunto (ainda não li tudo, um dos livros tem apenas algo como 500 paginas Razz).

Shiningangel

Feminino Mensagens : 10

MensagemAssunto: Re: Inbreeding   Qui Fev 13, 2014 11:27 pm

Desculpem a intromissão Smile mas quero aprender muito mais sobre ratazanas e também tentar quebrar o mito que ainda existe à volta delas. Estou a frequentar uma pos-graduação em terapias assistidas por animais e penso que poderá ser uma excelente opção para sair um pouco do tradicional uso do cão...

Peço desculpa pelo desvio do tópico!

Ja agora Maria-mar podes-me informar quais são esses livros?
Obrigada!
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: Inbreeding   Qui Fev 13, 2014 11:40 pm

Não sei se alguns serão mais úteis que outros, mas estes sãos os livros sobre ratz que tenho ^^

Em formato de livro:

• Rats - Practical, Accurate Advice from the Experty by Debbie Ducommun
  • Fancy Rats by Judith Lissenberg
  • The Guide to Owning a Rat by Susan Fox

Em formato pdf:

• Laboratory Animals Guide by the Committee for the Update of the Guide for the Care and Use of Laboratory Animals,
  • Institue for Laboratory Animal Research, Division on Earth and Life Studies
  • The Rat - A Study in Behaviour by S.A. Barnett
  • The Laboratory Rat by Patrick E. Sharp and Marie C. La Regina
  • Rat Care Guidelines for Beginners by Sue Meredith

Shiningangel

Feminino Mensagens : 10

MensagemAssunto: Re: Inbreeding   Sab Fev 15, 2014 2:30 pm

Ok obrigada Smile vou pesquisar!
Ver perfil do usuário
CH2O2

MensagemAssunto: Re: Inbreeding   Dom Maio 18, 2014 12:34 am

Acho a ideia de um registo das genealogias de cada criador muito interessante. Se posso fazer uma sugestão, acho que este forum seria a plataforma ideal para esse efeito. Eu já fiz algo desse género em excel mas para ser utilizado por várias pessoas teria que ser uma coisa mais complexa. Alguém que perceba de informática poderia criar uma aplicação para registar as árvores genealógicas de cada criador. Essa aplicação criaria um código único para cada animal bem como toda a informação (data de nascimento, genética etc). Associado a esse código, estariam os códigos de cada progenitor. A aplicação deveria permitir procurar por cada código os pais, irmãos. Desse modo seria possivel identificar a genealogia de todos os animais registados na aplicação.

O que acham? Alguém com dotes informáticos interessado no projecto?

No que diz respeito ao inbreeding (excepto no que diz respeito ao bicho homem) só me oponho quando se verifica um decréscimo na qualidade de vida dos animais (como acontece com muitas raças de cães). Uma vez que aparentemente as ratazanas são quase imunes à "inbreeding depression" planeio levar a cabo cruzamentos de mãe/filho e irmão/irmã brevemente. Faço-o porque é a única forma de "testar" quais os genes presentes na minha família de ratz.
Algo que devemos ter em consideração é que as nossas ratz já são extremamente consanguíneas. As ratz domésticas foram criadas a partir de poucos exemplares selvagens. Além disso, Portugal é um país pequeno, com poucos criadores e não me surpreenderia se todas as ratz existentes no nosso país fossem todas primas umas das outras.
Ver perfil do usuário
BasmatiRice
Admin

MensagemAssunto: Re: Inbreeding   Qua Jun 11, 2014 11:30 am

Este projecto ainda está na calha... mas preciso de ter conhecimentos de informática que ainda não tenho Razz Este ano estou ocupada com a tese e o casamento, mas no próximo ano gostava de poder fazer uma licenciatura em informática para ganhar conhecimentos que iriam ajudar bastante no desenvolvimento de "brinquedos" deste tipo Smile

No entanto, se houver pessoal com conhecimentos na área e interessados no projecto, força nisso! Para a frente é o caminho!  :ratcontente: 

Violeta e Dora :amigos:  Min :barriga:  Chao :fada:
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Inbreeding   

Inbreeding
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Criação :: Criação e genética-
Ir para: