InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Ratazana a sufocar - que fazer?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
maria-mar
Admin
avatar

Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 29
Localização : Leira

MensagemAssunto: Ratazana a sufocar - que fazer?   Dom Fev 26, 2012 2:51 am

Situação de sufoco

As ratazanas não devem ter acesso a alimentos peganhentos, como manteiga de amendoim ou pão fresco, devido ao risco de sufoco. Uma situação de sufoco pode surgir também como consequência de uma infeção respiratória. Não é um situação frequente, mas pode acontecer. Sendo incapazes de vomitar, sufocar é um problema grave. A maioria das vezes o próprio animal supera a situação, mas noutros casos pode ser necessária intervenção veterinária. Convém, por isso, estar preparado.

Antes de mais, um sufoco é uma situação de emergência. Como donos de um animal de estimação, seja ele de que espécie for, temos de estar preparados para emergências, com o contacto de um veterinário que sabemos estar disponível e preparado para atender o nosso animal. É claro que ninguém está disponível 24h por dia... Quero com isto dizer apenas que devemos saber de antemão se aquele vet está disposto a atender uma ratazana, se tem o equipamento necessário e se está disponível para atender um telefonema esclarecendo uma dúvida, caso seja necessário.

Identificar uma situação de sufoco

Quando em sufoco, o animal vai lançar a cabeça para trás repetidamente. O movimento pode ser acompanhado de um som, como quando uma pessoa se engasga. Pode salivar ou torcer o corpo em várias direcções. É a sua maneira de tentar desobstruir a garganta, uma vez que não podem tossir ou vomitar.
http://www.youtube.com/watch?v=qdNV4f4aNTE

O que fazer?...

Primeiro. Dar espaço ao animal. Deixá-lo estar sossegado, esperar pacientemente e ir vigiando a evolução da situação. Abraçar no colo, fazer festinhas, só vai stressar mais o animal nesse momento de esforço físico. Pode demorar, mas é possível que o animal resolva o problema por si só.

Se a ratazana tem um problema respiratório:

Faz concha com as mãos para segurar a ratazana e dirige-te com ela ao frigorífico. Abre a porta, expondo o animal ao ar fresco. Se o sufoco diminuir, é provável que seja provocado por fluídos nos pulmões, acumulados na sequência de um infecção respiratória. Deixa-o numa transportadora ou gaiola, numa área fresca da casa, com um pedaço de chocolate preto, e liga ao vet marcando consulta. Se o diagonóstico se confirmar, a ratazana fará um tratamento de pelo menos três semanas de anitbiótico.

Se o sufoco não diminui em frente ao frigorífico, dirige-te com a ratazana para a casa de banho. Deixa a água quente correr até criar um ambiente de vapor quente pelo quarto e vai expondo o animal a esse vapor durante 20 minutos a cada 2-3 horas. Com um pedaço de chocolate preto à disposição... Se a exposição à humidade está a ajudar a diminuir o sufoco, é porque os pulmões do animal estavam afinal demasiado secos. Liga ao vet marcando consulta e se o diagonóstico se confirmar, a ratazana fará um tratamento de pelo menos três semanas de antibiótico.

Se a ratazana se engasgou com alguma coisa:

Espera, vigiando a ratazana, resistindo a todos os impulsos de lhe pegar e a confortar. Salivar é um bom sinal, pois a saliva produzida ajudará a limpar a obstrução na garganta. Não lhe ofereças comida além do chocolate preto. Oferece-lhe água, mas não o forces a engolir, pois só vai tornar as coisas piores. Se o rato começar a ficar cansado, dá-lhe um pequeno toque para o despertar. Vai confirmando a cor do seu lábio inferior... se começar a ficar azul... se todo o rato começar a ficar azul e frio, é hora de ir ao vet. O veterinário irá anestesiar a ratazana e fazer passar um tubo pela sua garganta para libertar o que a obstruía.

Se não há hipótese alguma de ires ao um veterinário e a ratazana já está com uma cor azulada e fria ao toque...
Pega num cotonete e usa-o para abrir a boca do animal e ver o interior. Se consegues ver alguma coisa, tenta usar o cotonete para gentilmente pescá-la cá para fora, com movimentos suaves. Molha a outra ponta do cotonete e passa-a pela língua do animal para humedecer a sua boca seca.

Se não vês nada no interior da boca do ratinho... resta a manobra de Heimlich.
http://ratfanclub.org/firstaid.html



Cabeça fria e muita calma são essenciais em momentos assim!...
Very Happy


Sobre o porquê do chocolate preto:
O chocolate preto parece ter capacidades terapêuticas devido à teobromina, um alcalóide utilizado na medicina para tratar edemas, ataques de angina, problemas circulatórios, certas doenças vasculares e hipertensão, sendo ainda usada como vasodilator e estimulante do coração.
Atenção, que só se pode dar em doses mínimas e em situações excepcionais, não é algo para dar diariamente...


Adaptado de: http://www.ratballs.com/RatTails/Tails098.html
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Ratazana a sufocar - que fazer?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Cuidados :: Saúde-
Ir para: