InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

Alguem sabe ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Gabriel Quintino

Masculino Mensagens : 32

MensagemAssunto: Alguem sabe ?   Ter Abr 23, 2013 8:37 pm

alguem saberia me dizer de quais cores poderiam nascer no cruzamento de um ratz black com uma champagne ?
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin

Feminino Mensagens : 1472

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Ter Abr 23, 2013 9:50 pm

Existe uma probabilidade muito grande de nascerem mais blacks, porque black é dominante.

No entanto, sem saber os pais e avós de cada um é dificil prever! Sabes as cores deles? Smile

Gabriel Quintino

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Ter Abr 23, 2013 10:10 pm

Os avós eu não sei, mas os pais do champagne são um macho champagne e uma femea albina os pais do black são black !
Ver perfil do usuário
CH2O2

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Qua Abr 24, 2013 3:30 am

Gabriel Quintino escreveu:
Os avós eu não sei, mas os pais do champagne são um macho champagne e uma femea albina os pais do black são black !

Vamos lá ver que conclusões é que podemos tirar com a informação que tens.

Partindo do princípio que o fenótipo está bem identificado, um champagne pode ser chocolate+pink eye ou black+pink eye ou lilac+pink eye ou mink+pink eye.

Um albino pode ser muita coisa pois a mutação do albinismo mascara outras mutações que eventualmente existam. A albina também terá chocolate ou black ou lilac ou mink pois teve que passar pelo menos uma dessas mutações à descendencia champagne.

Um black é uma mutação no gene agouti, basicamente é um não-agouti sem quaisquer outras mutações.

Então o teu champagne tem de certeza a mutação do albinismo embora não seja visível pois é recessivo. Também tem a mutação pink eye pois faz parte do fenótipo champagne. E poderá ter também chocolate ou black ou lilac ou mink (ou mais do que uma destas mutações).

O que podes esperar na descendencia de champagne com black:
- não irá haver champagnes pois o progenitor black não tem a mutaçõe pink eye, essencial aos champagnes.
- poderá haver albinos se o progenitor black tiver "escondida" a mutação para albinismo
- poderá haver hymalaias se o progenitor black tiver "escondida" a mutação siamês

Mais tarde, com um pouco mais de tempo, faço uma análise mais detalhada com genótipos. Isto foi o que consegui deduzir com umas "contas de cabeça" rápidas.

Última edição por CH2O2 em Qua Abr 24, 2013 11:50 am, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
CH2O2

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Qua Abr 24, 2013 11:50 am

É sempre boa ideia começar por uma árvore genealógica:

Primeiro temos que entender o que são geneticamente as cores black, mink ou lilac, chocolate e champagne.

A cor Black: é a mutação não-agouti sem qualquer outra mutação.

A cor Mink ou lilac é a mutação não-agouti (black) + mink

A cor Chocolate: resulta da combinação da mutação não-agouti (black) + mutação chocolate. Não basta possuir a mutação chocolate, tem que estar também presente a mutação não-agouti (black).

Champagne: resulta da combinação da mutação não-agouti (black) + mutação pink eye. Portanto, geneticamente um champagne pode ser:
não-agouti (black) + pink eye
não-agouti (black) + chocolate + pink eye
não-agouti (black) + mink + pink eye
Qualquer uma destas combinações de mutações resulta na cor champagne.

Para saber a descendência de champagne com um black basta combinar as mutações que sabemos que existem. Tendo em consideração que estas mutações são todas recessivas, para que o seu efeito seja visível, a descendencia terá que receber uma cópia da mutação de cada progenitor. Se a descendencia receber apenas uma cópia de um dos progenitores, isso não é suficiente para essa mutação manifestar o seu efeito.

A conclusão mais óbvia é que a descendência poderá ser black, pois ambos os progenitores têm essa mutação. O resto vou deixar para pensares... pergunta se tiveres dúvidas Wink
Ver perfil do usuário
CH2O2

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Qua Abr 24, 2013 12:08 pm

maria-mar escreveu:
Existe uma probabilidade muito grande de nascerem mais blacks, porque black é dominante.

No entanto, sem saber os pais e avós de cada um é dificil prever! Sabes as cores deles? Smile

A probabilidade de nascerem blacks é grande, não por essa mutação ser dominante mas sim porque ambos os progenitores têm essa mutação. Na realidade black é a mutação recessiva de agouti.

Existem pêlos com bandas de cor negra alternadas com bandas de cor amarela (agouti) e pêlos com cor sólida onde o amarelo foi eliminado (self). Existe apenas 1 gene que determina se a ratz é agouti ou self. Esse gene tem apenas 2 formas, a forma dominante agouti e a mutação recessiva black. Todos os self têm 2 cópias (1 de cada progenitor) da mutação black e nenhuma cópia agouti. Os outros self, como Chocolate, Blue, Champagne e Lilac são todos geneticamente black mas que também têm as respectivas mutações que lhes dão o nome e que alteram a aparencia black.

Ou seja, um black é o self mais simples que não tem mais nenhuma mutação. Um black ó tem a mutação a que podemos chamar self, não-agouti ou black. Os outros self que não têm aparência black têm também outras mutações modificadoras.
Ver perfil do usuário
Siwain
Admin

Feminino Mensagens : 413

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Qua Abr 24, 2013 6:42 pm

Shocked

Que complicação!! De tudo o que li até agora consegui reter a diferença entre genótipo (genes) e fenótipo (aspecto). Estou certa?

Depois de ler esta ultima descrição penso numa ratazana-mãe que vi numa loja de animais, que tinha um bebé de cada cor e eram 8 ou 9! Que salganhada de genes devia por aí andar! Razz
Ver perfil do usuário http://www.ratz.pt
maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Qua Abr 24, 2013 7:06 pm

Obrigada pela explicação!... Já temos um fórum mais rico, agora que alguém sabe explicar genética decentemente Very Happy

Realmente "dominante" foi um termo mal empregue. O que queria dizer (e agora ajuda-me nos termos) é que todas as cores dos ratz são modificações ou da coloração original - agouti - ou de black. As cores são separas em "agouti colors" e "non-agouti colors" (self).

Assim, na presença de um progenitor agouti ou black (ou dois progenitores que sem serem nenhuma das cores, são dilutes delas) existe sempre grande probabilidade de tirar agouti ou black. Isto é assim?

Gabriel Quintino

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Qua Abr 24, 2013 7:36 pm

Então se eu quiser um ratz de cor cinzenta, posso consegui - lo através da cor black usando algum rato pra diluir a pigmentação ?
A cor Black pode ser diluida pela cor Blue Agouti ?
Ver perfil do usuário
CH2O2

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Qua Abr 24, 2013 8:32 pm

Então se eu quiser um ratz de cor cinzenta, posso consegui - lo através da cor black usando algum rato pra diluir a pigmentação ?
A cor Black pode ser diluida pela cor Blue Agouti ?

Blue agouti = agouti + cinzento.
Black = não-agouti

Portanto, um cruzamento destas cores pode dar black + cinzento = blue.
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Qua Abr 24, 2013 8:55 pm

Já agora, CH2O2, lancei-te um desafio genético Razz
http://ratz.livreforum.com/t301p15-temos-feijoezinhos-ninhada-c#2419

Gabriel Quintino

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Qua Abr 24, 2013 9:44 pm

como seria o rato cinzento? Eu nao conheço essa cor.
Ver perfil do usuário
CH2O2

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Qui Abr 25, 2013 12:23 am

maria-mar escreveu:
Obrigada pela explicação!... Já temos um fórum mais rico, agora que alguém sabe explicar genética decentemente Very Happy

Realmente "dominante" foi um termo mal empregue. O que queria dizer (e agora ajuda-me nos termos) é que todas as cores dos ratz são modificações ou da coloração original - agouti - ou de black. As cores são separas em "agouti colors" e "non-agouti colors" (self).

Assim, na presença de um progenitor agouti ou black (ou dois progenitores que sem serem nenhuma das cores, são dilutes delas) existe sempre grande probabilidade de tirar agouti ou black. Isto é assim?

Tudo o que li até este momento me leva a concluir que existe uma característica básica na coloração das ratz. Essa característica é controlada por um único gene (normalmente designado pela letra A). Esse gene tem 2 formas possíveis, a forma selvagem Agouti (A) e a mutação não-agouti (a). Se não existirem outras mutações presentes, o animal com a mutação não-agouti (de ambos os progenitores) tem aparência black. Outras mutações modificam a aparencia black, por exemplo pink eye (p) modifica black para champagne. Não existe uma mutação champagne, esta aparencia resulta do efeito conjugado de black com pink eye.

Não gosto de utilizar a expressão "dilute" para dizer que uma cor é dilute de agouti ou dilute de não-agouti. Não significa que esteja errado, é apenas uma preferência minha pois, por acaso, existe uma mutação chamada dilute. Prefiro dizer que uma mutação "modifica" uma determinada aparencia. Mas isto é apenas uma questão de semantica.
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Qui Abr 25, 2013 12:27 am

Excelente, é isso mesmo Wink
Obrigada por explicares tão bem, e aparentemente, tão facilmente!... Isto não me chega fácil xD

Sim, na verdade ouvi a expressão "dilute" pela primeira vez neste tópico. Também penso ser melhor a expressão "modificar" ou "agir sobre", pois essa acção não tem de ser necessariamente a diluição da cor original.

CH2O2

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Qui Abr 25, 2013 12:40 am

como seria o rato cinzento? Eu nao conheço essa cor.

Não te sei dar essa resposta. Eu só entendo da teoria da genética. Olhar para uma ratz e dizer qual é a cor dela é algo que me ultrapassa Wink
Ver perfil do usuário
Gabriel Quintino

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Qui Abr 25, 2013 6:56 pm

O blue agouti e resultado de que cores ?
Ver perfil do usuário
Gabriel Quintino

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Qui Abr 25, 2013 7:08 pm

E a mutaçao cinzento seria resultado do albino + black = cinzento ?
Ver perfil do usuário
CH2O2

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Sex Abr 26, 2013 1:40 am

O blue agouti e resultado de que cores ?

De acordo com a associação americana de criadores de ratz (AFARMA), blue agouti é o resultado de da interação de dois genes, agouti + cinzento.
Ver perfil do usuário
CH2O2

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Sex Abr 26, 2013 2:01 am

E a mutaçao cinzento seria resultado do albino + black = cinzento ?

Vou tentar explicar o significado de alguns termos, no contexto em que são utilizados aqui no forum.

Gene - é uma parte do ADN que determina uma determinada caracteristica. Podem existir versões diferentes do mesmo gene que originam aparencias diferentes dessa caracteristica.

Mutação - refere-se a uma versão alterada de um gene

Fenótipo - é o aspecto observável

Por exemplo a caracteristica a que vou chamar "quantidade de pigmento negro" é controlada por 1 gene. Esse gene existe em 4 versões diferentes, C (normal), Cch (mutação), ch (mutação) e c (mutação). A versão C é responsável pelo fenótipo normal enquanto que as mutações originam respectivamente os fenótipos chinchila, siames e albino.

E agora vou tentar responder à tua questão:

O fenótipo cinzento resulta de um único gene e não da interacção de outros genes.. Esse gene existe em duas versões diferentes, a forma normal (não-cinzento) e a respectiva mutação (cinzento). Para mostrar o fenótipo cinzento uma ratz tem que receber a mutação cinzento de ambos os progenitores.
Ver perfil do usuário
Gabriel Quintino

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Sex Abr 26, 2013 8:51 am

O que e mutaçao diluido ? pPoderiam citar aguns exemplos ?
Ver perfil do usuário
Gabriel Quintino

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Sex Abr 26, 2013 10:49 am

Ver perfil do usuário
CH2O2

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Sab Abr 27, 2013 7:15 am

A mutação diluído altera a distribuição de pigmentos no pelo. O pigmento concentra-se na base do pelo em vez de estar igualmente distribuido.
Ver perfil do usuário
Gabriel Quintino

MensagemAssunto: Ainda sobre as cores dilutes.   Qua Maio 08, 2013 11:10 am

Alguem pode me falar um exemplo de cor que seria dilute ? Tipo um Argente Creme seria uma cor dilute ?
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Qua Maio 08, 2013 12:57 pm

Gabriel, sugiro a leitura deste artigo para compreenderes como funciona a genética das ratz Wink
Tem 3 partes, mas está tudo muito bem explicado e simples.
http://www.afrma.org/ratgenpart1.htm

Logo no inicío está explicado, por exemplo no locus B, como B é black e b é chocolate... assim b / chocolate é o dilute de B / black Wink

Gabriel Quintino

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   Sab Jun 01, 2013 2:06 am

Qual seria o resultado de :

AaBBCCddGGmmPPRR + aaB*C*D*G*M*P*rr = ?
(BlueAgouti) + (Beige) = ?

Tirei as informações desse site http://everwildrattery.webs.com/geneticsprimer.htm
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Alguem sabe ?   

Alguem sabe ?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Criação :: Criação e genética-
Ir para: