InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Goma

Feminino Mensagens : 9

MensagemAssunto: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qua Mar 27, 2013 11:01 am

Olá.
Chamo-me Mariana e tenho 24 anos. Adoro animais. Neste momento tenho uma cadela bull terrier, mas gostava de acrescentar um novo membro á minha família.
Eu sempre me interessei por ratz mas nunca aprofundei muito esse interesse por serem animais diferentes do comum. Mas o que é certo é que não consigo deixar de querer saber mais sobre eles.
Estou bastante interessada em adquirir um ou dois mas gostava que me ajudassem. São animais dóceis e sociáveis? Neste momento estou desempregada, será um animal que não dê tantas despesas como por exemplo a minha cadela já dá?!
Obrigada
Beijinhos
Ver perfil do usuário
Leonor A
Admin

Feminino Mensagens : 904

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qua Mar 27, 2013 11:17 am

Olá Goma, bem vinda Wink
És de onde? Estás a pensar em machos ou fêmeas? Se decidires arranjar ratz faz o esforço e arranja pelo menos duas porque as ratazanas sozinhas ficam mais deprimidas. São animais muito sociais. Ter ratazanas dá algumas despesas mas não é nada do outro mundo. Precisas do investimeno inicial da gaiola (que dever ser o maior possível) e depois comprar comidas especificas para ratazanas ( ex. 1 saco de ração da versele-laga rat nature 2kg fica mais ou menos 15€ e dura cerca de 2 meses e um saco da mesma marca mas de labblock -rat and mouse pró- fica aproximadamente 5€). Ou seja com cerca de 20€ dura-te aproximadamente 2/3meses...
Podes fazer brinquedos low-cost com alguma imaginação (rolos de papel higiénico, caixas de bolachas e/ou lenços de papel, tubos de obras, mantas velhas e panos velhos e outras coisa).

Convido-te a passeares pelo fórum para não só nos ficar a conhecer mas para aprenderes sobre ratz.
Deixo-te já as diferenças comportamentais entre machos e fêmeas, para saberes como escolher as tuas companheiras...
http://ratz.livreforum.com/t243-machos-vs-femeas-qual-devo-escolher

maria-mar
Admin

Feminino Mensagens : 1472

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qua Mar 27, 2013 1:48 pm

Olá Goma, benvinda Very Happy

A Leonor já disse praticamente tudo! A comida não é nada por aí além. Tens o investimento inicial da gaiola, mas já se encontram gaiolas de tamanhos razoáveis à venda em segunda mão. Convém ter um dinheiro de lado para o caso de uma ratz precisar de veterinário... mesmo que com a tua bull Wink
São animaizinhos maravilhosos, vais adorar conhecê-los!...

Goma

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qua Mar 27, 2013 2:41 pm

Eu estou mais virada para machos mas gostava de saber se o cheiro da urina é muito intenso? É que infelizmente o meu companheiro é muito esquisito relativamente a cheiros e a pelos.
Eu sempre ouvi dizer que os coelhos deixam um cheiro muito forte a urina e gostava de saber se os ratz é igual?
Onde é que eu posso encontrar gaiolas a um preço razoável?
E já agora conhecem algum criador em setúbal?
Obrigada
Ver perfil do usuário
Leonor A
Admin

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qua Mar 27, 2013 3:14 pm

O cheiro a urina em si não é forte. Pode tornar-se forte se a gaiola nao for limpa frequentemente. Os machos têm um cheiro mais forte pelo que sei (nunca tive machos). Também depende de se as consegues ensinar a usar um wc ou não. Se conseguires torna-se mais fácil manter a gaiola limpinha, pois é uma questão de trocar o wc mais frequentemente.

Aqui no fórum acho que o consenso geral é que o melhor material para ter no fundo da gaiola é litter. Tens vários tipos e materiais de litter e com vários preços. O litter absorve o xixi e neutraliza, até um certo ponto, o cheiro a urina. Se usares o wc e os treinares, eles fazem grande parte dos cócos lá e algum xixi, contudo nunca vais conseguir que elas só façam xixi no wc. As ratazanas quando estão fora da gaiola largam umas gotinhas aqui e ali para marcar território. Mas a quantidade de xixi é mt pequenina e quase nao tem cheiro.

A gaiola é outra questão...brinquedos e caminhas têm que ser muitas vezes trocadas por causa do xixi. Nós cá em casa colocamos folhas de jornal e papel higiénico nas casinhas delas e de 2 em 2 dias trocamos esse jornal (que fica ensopado por vezes).

Outra coisa que vais reparar se tiveres ratazanas é que cada colónia tem um cheiro diferente. Com a habituação as nossas próprias ratz deixam de ter cheiro, mas quando pegas numa ratz de outra colónia vais ter a sensação que o cheiro delas é muito forte. Dou-te um exemplo, quando conheci as ratz da Maria Mar e (ela as minhas) achei que o cheiro das ratz dela era mesmo intenso e ela comentou a mesma coisa sobre as minhas. Nenhuma de nós sentia grande cheiro quando snifava as nossas proprias ratz. Trouxe uma bébe comigo e durante as primeiras semanas senti que foi perdendo o cheiro da colonia da Maria e começava a cheirar-me bem. Cheirava á minha colónia...

Em suma, se tivermos cuidado e trabalho de limpar muito frequentemente a gaiola, as ratz não têm grande cheiro. Mas basta descurares na limpeza que o mau cheiro aparece logo.

maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qua Mar 27, 2013 4:44 pm

É verdade! O cheiro também vai depender da alimentação. Quando recebi uma ratz da Spiderland tinha um cheiro adocicado, suave, que depois percebi estar associado à alimentação com blocks da marca cunipic Wink

Goma

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qua Mar 27, 2013 4:56 pm

E onde é que eu posso comprar a alimentação e tudo o que é necessário, especificamente para ratz?
Como eu disse estava a pensar em machos, mas o que me aconselham? Existe algum criador em Setúbal?
Obrigada
Ver perfil do usuário
Leonor A
Admin

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qua Mar 27, 2013 5:32 pm

Acho que isso depende do tipo de animal que pretendes. Se queres um que seja mais activo e energico ou um mais pachorrento e maior em tamanho. Eu tenho meninas e adoro. Gostava de ter um macho grandalhão e calminho mas depois brinco com as minha meninas e fico derretida.

Sobre a comida, algumas lojas já vendem comidas para ratazanas, mas se nao venderem procura lojas que vendam a marca versele-laga ou cunipic e podes tentar encomendar.
Gaiola podes procurar uma nos sites de usados como o olx, usados.com, coisas.pt, etc...ou pergunta nos classificados se alguém está a pensar vender alguma Smile ou podes sempre fazer a tua própria gaiola Very Happy
Brinquedos tenta fazer tu, fica bem mais barato e quando elas estragarem nao ficas triste Razz tens muitas opções de coisas feitas em casa que elas gostam. Temos tópicos sobre isso aqui no fórum, passa lá e tira umas ideias. Aproveita e passa no tópico das nossas gaiolas e vês as soluções que usamos nas nossas casas.

maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qua Mar 27, 2013 5:37 pm

Os meus favoritos são os machos, mas depende do gosto pessoal!
Há um tópico sobre o tema machos vs fêmeas aqui no fórum Wink

Com uma rápida pesquisa no OLX achei várias ratazanas à venda em Setúbal.

deiaSantos

Feminino Mensagens : 11

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qua Mar 27, 2013 7:05 pm

Goma escreveu:
Eu estou mais virada para machos mas gostava de saber se o cheiro da urina é muito intenso? É que infelizmente o meu companheiro é muito esquisito relativamente a cheiros e a pelos.
Eu sempre ouvi dizer que os coelhos deixam um cheiro muito forte a urina e gostava de saber se os ratz é igual?
Onde é que eu posso encontrar gaiolas a um preço razoável?
E já agora conhecem algum criador em setúbal?
Obrigada

Ola goma!
eu tenho bebezinhos que nasceram ha 3 dias para vender quando tiverem a idade certa, ainda nao te sei é dizer se tenho machos ou nao.
respondi-te pq sou de setubal também Smile
vais adorar ter ratazanas. sao muito meigas!
quanto ao cheio da urina do macho eu pessoalmente nao acho que seja algo fora do comum. se limpares a gaiola todas as semanas, nao vais sentir qualquer cheiro.
como gaiola a preço razoavel, posso sugerir-te o tipo q "gaiola" q eu tenho. Comprei uma box de plastico enorme, e coloquei de lado retangulos de gradeamentos que sao os fundos que sobram sempre das gaiolas dos passaros. e tambem coloquei um retangulo na tampa. A meu ver é muito mais higienico, pois nao sujam tanto a volta da gaiola, e elas tem espaço na mesma.

esta aqui a minha gaiola, para teres uma ideia:

espero que tenha ajudado Smile
Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/realitywhisper
Leonor A
Admin

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qua Mar 27, 2013 8:37 pm

DeiaSantos não dá para ver a imagem da tua gaiola, consegues colocar outra vez? É tipo caixa de arrumação?

Goma deixo-te um link sobre alojamento do Blog informativo (blog criado pela nossa fundadora Maria-Mar) associado ao fórum. Espero que ajude. A escolha da gaiola é importante para o desenvolvimeno e bem estar das ratazanas. É algo muito importante a ter em conta.

http://fancyratsportugal.wordpress.com/alojar/

Leonor A
Admin

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qua Mar 27, 2013 8:50 pm

DeiaSantos esqueci-me de te dar as boas vindas Smile cria um post com a tua apresentação e deixa-nos conhecer-te um bocadinho e conhecer a tua experiência com ratz Very Happy

Última edição por Leonor A em Qua Mar 27, 2013 8:56 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Correcção ortográfica)
Ver perfil do usuário
Goma

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qua Mar 27, 2013 9:57 pm

Obrigada pelo link. Gostei bastante daquela gaiola azul que a Maria mar alterou. Onde é que arranjaste? Gostei bastante da ideia e nada dispendioso.
Olá Andréia santos, fico contente por ver aqui alguém de Setúbal. Gostava de conhecer as tuas ratz.
Tenho estado a ler e a conhecer melhor sobre as ratazanas domésticas e posso dizer que já ganhei um interesse especial pelas dumbo. E gosto das himalayas.
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qua Mar 27, 2013 11:50 pm

É um catre comprado em loja dos chineses, por 30 euros acho eu, já foi comprado há algum tempo Wink

rubnosline

Masculino Mensagens : 179

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qui Mar 28, 2013 11:22 am

Olá Goma seja bem vinda !!
Bem penso que já foi tudo dito e estou de acordo com tudo.
Vou ter uma ninhada e em principio deverá ter macholas Wink Sou da Moita.
Ver perfil do usuário http://rubnoslinecoelhosanoes.weebly.com
deiaSantos

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qua Abr 03, 2013 7:53 pm

Leonor A escreveu:
DeiaSantos não dá para ver a imagem da tua gaiola, consegues colocar outra vez? É tipo caixa de arrumação?

Goma deixo-te um link sobre alojamento do Blog informativo (blog criado pela nossa fundadora Maria-Mar) associado ao fórum. Espero que ajude. A escolha da gaiola é importante para o desenvolvimeno e bem estar das ratazanas. É algo muito importante a ter em conta.

http://fancyratsportugal.wordpress.com/alojar/

Vou tentar colocar de novo!
é uma caixa de arrumaçao sim Smile eu furei-a toda e coloquei grade de lado e na tampa

a foto da gaiola ja tem uns meses. tanto que os ratz que voces vêm la dentro ja estao diferentes
vou criar um topico aqui no forum para me apresentar e apresentar os meus 5 bebes ^^
Leonor A
Admin

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qui Abr 04, 2013 12:36 am

Afinal não tem nada a ver com o que eu pensava. Conseguiste fazer com que a caixa fosse bem arejada Smile é um pouco pequena para elas brincarem nem podem trepar muito mas fora isso, acho fixe Smile

BasmatiRice
Admin

Feminino Mensagens : 405

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qui Abr 04, 2013 10:15 am

Podias empilhar mais uma caixa e ficavas com uma gaiola com o dobro do tamanho e dois andares Smile
Tirando o tamanho gosto muito da adaptação que fizeste!
Ver perfil do usuário
deiaSantos

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qui Abr 04, 2013 10:26 am

Leonor A escreveu:
Afinal não tem nada a ver com o que eu pensava. Conseguiste fazer com que a caixa fosse bem arejada Smile é um pouco pequena para elas brincarem nem podem trepar muito mas fora isso, acho fixe Smile

eu sei leonor. eu nao sei muito bem o que colocar na gaiola para elas treparem, estou a epera que numa loja de animais aqui em setubal chegue uma gaiola grande que eu encomendei. depois vou fazer em madeira um primeiro andar e umas escadas,. gostava mesmo muito de colocar aquelas camas suspensas. mas nao as encontro em lado nenhum =(

elas brincam na mesma, apenas n podem trepar muito. eu tiro-as constantemente da gaiola para elas se mexerem a vntade e percorrerrem a minha cama ou o chão do meu quarto. adoram que eu as meta de baixo do edredon, percorrem-o todo feitas malucas cheias de alegria
deiaSantos

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   Qui Abr 04, 2013 10:28 am

BasmatiRice escreveu:
Podias empilhar mais uma caixa e ficavas com uma gaiola com o dobro do tamanho e dois andares Smile
Tirando o tamanho gosto muito da adaptação que fizeste!

otima ideia! muito obrigada! talvez faça isso se a gaiola que eu encomendei nao chega.
mas tambem tenho que comprar uma caixa maior. esta ta-se a tornar pequena! e de preferencia mais alta pra tentar colocar coisas pra elas treparem
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.   

Olá. Sou uma recente apaixonada por ratz.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Bem-vindo! :: Diz olá-
Ir para: