InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

BANHO!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
BasmatiRice
Admin

Feminino Mensagens : 405

MensagemAssunto: BANHO!   Sex Jan 25, 2013 4:49 pm

Boas,

Hoje a limpar a gaiola notei que a Chao tem qualquer coisa no pêlo... A ideia que dá é que se andou a rebolar na caixa das necessidades ou que a brincadeira entre ela e a Min não foi a mais educativa...
De qualquer modo eu queria mesmo era dar-lhe um banho mas esta rapariga guincha sempre que lhe pego, parece que a estou a torturar... Tentei passar um toalhete mas não é nada fácil, ela não para quieta e ainda por cima é só uma manchinha, aí com 2cm de tamanho, não lhe estou a conseguir acertar com um toalhete Razz

Alguma ideia de como limpar aquilo? Pego nela contra a sua vontade e tento limpar (vai dar pano pra mangas, desconfio que dar banho à minha gata é mais fácil...)? Espero que ela se limpe e pronto?
Ver perfil do usuário
Siwain
Admin

Feminino Mensagens : 413

MensagemAssunto: Re: BANHO!   Sab Jan 26, 2013 10:50 am

Boas! Ela há de acabar por limpar ela mesma; mas se um banho for mesmo necessário sugiro encher a banheira com agua rasa, que lhe chegue mais ou menos até a barriga (ou talvez um bocado mais). A ideia é que a rat possa deixar a cabeça de fora, e quanto mais água, menos vai gostar. A água deve ser morna, como é evidente; e podes usar um champô para cães e gatos, mas não é conveniente usar um normal para pessoas, já que é mais forte e pode provocar irritações, caspa, etc. Se ela não gostar da ideia de ser agarrada por ti podes convencê-la a entrar numa transportadora para gatos/animais pequenos e levá-la para a banheira dentro da transportadora.

Atenção: não deixes que entre água nos ouvidos da menina, já que pode provocar otites e seca-a bem após o banho para evitar infecções respiratórias. Esta altura do ano não é, realmente, a mais adequada para banhos e especialmente se as casas forem frias por isso o mais aconselhável será provavelmente esperar que ela limpe a sujidade. Very Happy
Ver perfil do usuário http://www.ratz.pt
BasmatiRice
Admin

Feminino Mensagens : 405

MensagemAssunto: Re: BANHO!   Sab Jan 26, 2013 1:48 pm

Pois, ontem à noite já não tinha nada no pelo Razz mission aborted!
Ver perfil do usuário
Lays Scrovi

Feminino Mensagens : 18

MensagemAssunto: Re: BANHO!   Qua Out 02, 2013 11:06 pm

eu gostaria de saber com qual frequência eu tenho que dar banho nas ratazanas...

pois aqui eles estão com 4 meses e eu lavei apenas o rabo deles uma vez porque eles andam pela casa e encardem o rabo!

também gostaria de saber se posso usar shampoo para bebê para dar banho...

Vejo alguns vídeos sobre as pessoas incentivando os ratos a brincarem na água... é saudável?
em dia muito quentes eu posso fazer um parque de diversões aquático para eles?? :ratconfuso: 
Ver perfil do usuário https://www.fancyratsbrasil.wordpress.com
Leonor A
Admin

Feminino Mensagens : 904

MensagemAssunto: Re: BANHO!   Qui Out 03, 2013 9:00 am

O princípio do banho nas ratazanas é o mesmo dos outros pequenos mamíferos. Só se deve dar banho quando eles estão visivelmente sujos ou a cheirar mal por algum motivo. Regra geral os nossos ratz são muito bons na sua higiene diária e conseguem-se manter bastante limpinhos.Razz  O que não quer dizer que no verão não lhes possamos dar uma piscininha para brincar. Twisted Evil  Na zona onde vives é muito quente? Podes habitua-las à agua com jogos. As minhas gostam de pescar vegetais numa tacinha com água.

O banho em si para alguns ratz é stressante e pode ser o ponto de partida para otites (se entrar água nas orelhinhas, tal como nós humanos) e para constipações (por diferenças de temperatura e por o pelo não ficar bem seco). Assim, quando se dá banhoca temos que garantir que os secamos bem com toalha (talvez secador de cabelo se o ratinho permitir) e que não vai apanhar frio nem correntes de ar depois do banho.

Para o banho podes usar shampoo de bebé ou outro com um ph o mais neutro possível (sabão neutro ou de shampoo de cão). E descobri recentemente uma dica para ratz hairless. Depois do banho esfregar na ratz umas gotinhas de azeite para as ajudar a manter a pele hidratada e com menos lesões. Very Happy Razz 

Lays Scrovi

MensagemAssunto: Re: BANHO!   Qui Out 03, 2013 2:30 pm

que bom!
fico aliviada porque pense ser uma mãe suja! hahahahahaha
:king: 

só o rabo mesmo que está encardido, mas andei lendo alguns tópicos aqui e vi que usam toalhinhas úmidas de bebê para limpar, né! gostei da dica e vou aderir!

eu moro no Rio de Janeiro - Brasil e aqui faz em média 36°C com sensação térmica de 40º!
eles vivem molengas por causa do calor.. sempre estou dando água, frutas e comida gelada para eles se animarem um pouco!

Estou vendo como faço esta adaptação com a água porque vai ser bom para eles devido ao calor.

Tenho que colocar água morna para as brincadeiras também? ou água morna é só para o banho?
Leonor A
Admin

Feminino Mensagens : 904

MensagemAssunto: Re: BANHO!   Sex Out 04, 2013 9:09 am

eu ponho com a temperatura da torneira. mas os jogos com água nunca faço sem ser no verão. Agora, por exemplo, em portugal já começa a fazer frio para as banhocas.

As toalhitas para a cauda são realmente óptimas Smile

Siwain
Admin

Feminino Mensagens : 413

MensagemAssunto: Re: BANHO!   Sex Out 04, 2013 9:10 am

Para as brincadeiras basta encheres um recipiente com um cm ou dois de água. Não precisa de ser morna já que elas em princípio só molharão as patas. Se quiseres dar-lhes um incentivo extra podes adicionar legumes congelados à água para elas "pescarem", é uma óptima forma de se refrescarem.

Se elas sofrem com o calor, tenta arranjar formas de elas se refrescarem sozinhas: podes colocar azulejos no fundo da gaiola para elas se deitarem e vasos de terracota onde possam dormir, por exemplo.
Ver perfil do usuário http://www.ratz.pt
Lays Scrovi

MensagemAssunto: Re: BANHO!   Sex Out 04, 2013 1:56 pm

entendi!

vou colocar legumes e brinquedos na água sim! :ratcontente: 

a ideia do vaso e do azulejo é muito legal! também vou aderir!!!

:ratsim: 
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: BANHO!   

BANHO!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Cuidados :: Saúde-
Ir para: