InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

vítamina D

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
joana_boris

MensagemAssunto: vítamina D   Dom Jan 06, 2013 1:28 am

Veho colocar esta questão que tanto pode ser pertinente como pode ser parva Laughing

É o seguinte, todos sabemos que para produzir vítamina D, a nossa pele tem que receber radiação ultra violeta. Se não houver vitamina D vão haver repercurssões fisiologicas, especialmente a nível do metabolismo do cálcio e vai levar a um aumento de reabsorção de cálcio no osso, o que provoca um enfraquecimento dos mesmos.

Ora, eu não sei como é com os vossos meninos/meninas, mas as minhas ratz não apanham sol nenhum, estão numa divisão que não tem janelas pois é o hall de entrada, tem smepre luz natural das janelas das divisões para as quais dá entrada mas como podem imaginar, não é muita, apenas o suficiente para ficar a divisºão iluminada. Hoje andei a matutar se este estilo de vida não terá repercurssões ao nível da saúde delas, não é que eu note alguma coisa de especial, mas mesmo assim deixou-me a pensar. Acham que as devia por a apanhar um bocadinho mais directo, por exemplo ao pé duma janela? Acham que isto não tem importância nenhuma para elas?

Fico à espera de uma resposta Very Happy
Ver perfil do usuário
BasmatiRice
Admin

Feminino Mensagens : 405

MensagemAssunto: Re: vítamina D   Sex Jan 25, 2013 11:45 am

Boas!

Tanto quanto li a vitamina D que elas precisam vem da própria dieta... E existem até rodenticidas à base de vitamina D portanto tambem não devem precisar de muita Razz

Tambem encontrei isto algures na net: "Remember at all times that your rat is a creature of the night, and it does not actually like sunlight. While we might enjoy it, and animals like rabbits undoubtedly do, rats get nothing out of being outside in the sun. Keep your rat safe and out of direct sunlight and excessive heat. "

Não até que ponto se pode afirmar que as ratazanas nao gostam de luz, as minhas pessoalmente nunca reclamaram, mas de momento também estão no corredor onde não apanham luz directa...
Ver perfil do usuário
Siwain
Admin

Feminino Mensagens : 413

MensagemAssunto: Re: vítamina D   Sab Jan 26, 2013 10:59 am

Eu tive em tempos um ratzo que gostava imenso de relaxar ao sol feito gato. As ratazanas são animais noctívagos provavelmente mais porque é mais seguro para elas e aumenta as suas hipóteses de sobrevivência. Quanto ao não gostar do sol, não acredito que seja propriamente verdade: Se a ratazana se sentir segura o suficiente dentro da gaiola para dormir de forma exposta, ela tanto como qualquer outro animal, apreciará o sol pelo calor que fornece.

Não significa por isso que seja saudável para elas ficar ao sol. Diz-se até que as ratazanas devem ter as suas oito horas mínimas de escuridão já que diminui o risco de tumores. Eu acho que não te deves preocupar, já que na natureza elas vivem, como foi referido, à noite e pouco ou nada são expostas à luz natural. Se mesmo assim queres que apanhem um bocado de luz directa, é uma questão de mover a gaiola para uma divisão com janela durante uma hora por dia, por exemplo. Smile
Ver perfil do usuário http://www.ratz.pt
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: vítamina D   

vítamina D
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Cuidados :: Saúde-
Ir para: