InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Hamster por rato marinheiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
re_odonnell



Feminino Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/08/2012
Idade : 41
Localização : rio de janeiro

MensagemAssunto: Hamster por rato marinheiro   Ter Ago 21, 2012 4:21 pm

Minha filha ganhou 2 hamster macho, mas morreram, então minha mãe foi a uma casa de animais e venderam a ela um casal de ratos marinheiros como se fossem hamster!!! Claro que são muito diferentes, quando chegamos em casa, a pequena ficou encantada com os "hamsters", no entanto, vim pesquisar no abençoado Google e descobri que são ratos marinheiros. Tenho várias dúvidas quanto a criação deles, mas principalmente se transmitem doenças por serem ratos.

Alguem pode me ajudar? preciso saber sobre os cuidados da gaiola... qtas vezes limpar, qto tempo dura a gestação (porque parece que a rata ja esta gravida!) e coisas do tipo...

Muito obrigada!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Siwain
Admin
avatar

Feminino Mensagens : 413
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 34
Localização : Algarve

MensagemAssunto: Re: Hamster por rato marinheiro   Qua Ago 22, 2012 1:02 pm

Bem vindo! E parabéns pelos pequeninos. Smile

Para começar os ratos ou ratazanas não transmitem doenças só por serem o que são. As doenças transmitíveis não são únicas às ratazanas selvagens, mas podem-se apanhar de qualquer animal selvagem. Infelizmente a fama das ratazanas e dos ratos selvagens é de certa forma injusta, apesar de correcta. Depois, um animal criado em cativeiro dificilmente transmitirá doenças, a não ser que tenha estado em contacto com animais selvagens. Em casos mais raros podem-se também culpabilizar más condições e de higiene - mas nesse caso a culpa é dos donos.

Sobre os ratos marinheiros pouco sei já que a minha experiência é unicamente com ratazanas domésticas ou twisters como são conhecidos no Brasil. A informação que estou a dar é baseada em pesquisa online:

Os ratos marinheiros ou mus musculus têm uma vida curta: tal como hamsters e ratazanas vivem até aos três anos aproximadamente, se bem tratados.

Gaiola: Se os ratos são adultos pode mantê-los em gaiolas de arame para hamsters. Se tem uma fêmea grávida precisa de os manter num aquário, já que ratinhos bebés e jovens podem sair por entre as grades. Deve escolher um substrato para colocar no fundo da gaiola/aquário que não seja muito duro para as patinhas, e que não seja feito de pinho ou cedro já que estes tipos de madeira libertam gases nocivos para os pulmões dos animais. Uma boa escolha é substrato feito de papel reciclado. Areia de gato nunca deve ser utilizado pelo pó que liberta e porque é corrosivo para as patas quando os animais estão em contacto constante com a areia.

A gaiola deve ser decorada com brinquedos tais como túneis, camas penduradas, ramos para treparem, etc. Existe uma grande variedade de brinquedos que pode fazer em casa para poupar dinheiro, ou pode sempre comprar os disponíveis para hamster em lojas de animais.

A limpeza deve ser feita pelo menos duas vezes por semana para evitar odores e para manter os animais o mais saudáveis possível, e diariamente convém remover o substrato sujo.

Não deve, de forma alguma, manter machos e fêmeas juntos! A reprodução seria constante e em tempo recorde teria a casa cheia de ratinhos. A fêmea pode engravidar cada 3/4 semanas e ter ninhadas de 8-15 crias, e quanto mais animais tem mais espaço tem de lhes dar.

A gravidez dura entre 2/3 semanas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.ratz.pt
maria-mar
Admin
avatar

Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 29
Localização : Leira

MensagemAssunto: Re: Hamster por rato marinheiro   Qui Ago 23, 2012 9:17 pm

Benvind@ re_odonnell!
Espero podermos ajudar Wink

A Siwain já disse tudo o que é mais importante sobre o rato marinheiro.
Queria apenas acrescentar, sobre os cuidados com a alimentação, que é importante não dar sementes de girassol a mais, ou seja, não dar uma ração demasiado rica em gorduras, ou o pelinho dos ratos vai ficar fraco e cair. É melhor comprar uma ração própria para ratinhos ou ratazanas, em vez de ração de hamster.

Boa sorte!...


_________________
www.ratzforum.com
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
kathamina

avatar

Feminino Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/02/2012

MensagemAssunto: Re: Hamster por rato marinheiro   Seg Dez 17, 2012 5:31 pm

Toda a info já foi dada. Bem vinda ao fórum e boa sorte Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://rathazanasdenimh.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Hamster por rato marinheiro   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Hamster por rato marinheiro
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Bem-vindo! :: Diz olá-
Ir para: