InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

Dimensoes da gaiola!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
RaffaelaRocha

Feminino Mensagens : 144

MensagemAssunto: Dimensoes da gaiola!   Qui Jul 26, 2012 7:03 pm

Sou nova na materia 'ratazanas' e estou com duvidas do tamanho da gaiola, tipo de gaiola, como a hei-de 'decora-la' para a/as minhas ratazanas se sentirem bem... Help please (:
Ver perfil do usuário
Siwain
Admin

Feminino Mensagens : 413

MensagemAssunto: Re: Dimensoes da gaiola!   Qui Jul 26, 2012 8:38 pm

Ora bem; pessoalmente, o género de gaiola que mais gosto são as gaiolas para furões pelas dimensões que têm. No entanto, o espaçamento das grades não é o mais adequado já que tende a ser demasiado largo para crias e até fêmeas adultas. Eu tenho uma gaiola para furão que cobri com uma rede de galinheiro. Foi uma porcaria colocar mas serve perfeitamente.

Ao escolher a gaiola a primeira coisa que tens de ter em atenção é o tamanho e ao escolher tem em conta os seguintes factores:

- Se queres machos ou fêmeas - os machos crescem mais do que as fêmeas e precisam de uma gaiola maior.
- Se vais querer ter mais do que duas no futuro (as ratazanas são viciantes! Começas com duas e passado pouco tempo vais ver que não resistes em comprar mais duas. E passado mais algum tempo, mais duas. O pessoal cá do fórum concorda comigo, com certeza. Laughing )

Nas calculadoras para gaiolas de ratz que referi no outro tópico, diz que o tamanho mínimo por ratazana deve ser de 0.07 metros cúbicos. O que sugiro (que será bem mais fácil do que andar a medir as gaiolas nas lojas) é que procures diferentes tipos de gaiola em lojas de animais online. As medidas devem-se encontrar no site.

Por exemplo:

Imac Double 80 - Fonte: www.pet4you.net

As medidas desta gaiola, segundo o site são as seguintes: 80 x 48.5 x 104 cm

Segundo a calculadora ( http://www.rattycorner.com/odds/calc.shtml ), ela pode alojar um máximo de 5 ratazanas, se o espaço for bem aproveitado.

Outro factor a ter importante ao comprar uma gaiola é a importância de uma boa ventilação. Apesar de algumas pessoas preferirem usar terrários/aquários para as suas ratazanas, as gaiolas de arame são melhores já que a libertação e acumulação de gases dos fezes e da urina pode ser nociva para os pulmões dos animais.

É também importante que as ratz tenham brinquedos na gaiola que permitam o desenvolvimento mental para evitar frustração e depressão. Existem muitas boas ideias para brinquedos, alguns dos quais que podes fazer em casa:

- Rolos de papel higiénico podem servir de túneis para ratz bebés e fêmeas pequenas
- Cordas de sisal/ tranças de tecido polar para trepar
- Brinquedos de papagaio (madeira) para roer e trepar
- bolas de gato com guizos de plástico duro
- camas feitas de tecido
- Roda para correr

E muitos mais que não me lembro de momento.

Na minha opinião, a melhor gaiola disponível no mercado é a "Critter Nation" da Midwest. Foi desenvolvida para ser prática e agradável tanto para os animais como para os donos. Tem portas largas que permitem uma limpeza a fundo sem grande esforço, o espaçamento entre as grades é perfeita para animais de pequeno porte e como são horizontais o espaço é melhor aproveitado porque permite que os animais trepem, é fácil de decorar, grande e é bonita. Laughing

Existem, no entanto, inúmeras gaiolas que servem perfeitamente para alojar ratazanas, como por exemplo gaiolas para papagaio.

E só pela piada da coisa, eis alguns exemplos de gaiolas de ratazanas, lindamente decoradas Wink :

Um exemplo da Critter Nation:

Ver perfil do usuário http://www.ratz.pt
RaffaelaRocha

MensagemAssunto: Re: Dimensoes da gaiola!   Qui Jul 26, 2012 8:48 pm

Pois, eu tenho uma agora para o inicio que é tipo assim - http://www.google.com/imgres?q=tartarugueira&num=10&hl=pt-PT&biw=1366&bih=667&tbm=isch&tbnid=B2TEKfq9BmU-lM:&imgrefurl=http://multiracoes.blogspot.com/2008/10/tartarugueiro.html&docid=y-tRkKdHh9a76M&imgurl=http://3.bp.blogspot.com/__sqvhHHQeuA/SOzxZ_4deSI/AAAAAAAAABY/N2u0K2FC7hk/s400/Tartarugueira.jpg&w=400&h=277&ei=o6wRUJKwOIPMhAfz4oHIDQ&zoom=1&iact=hc&vpx=193&vpy=158&dur=830&hovh=187&hovw=270&tx=204&ty=147&sig=101714227685385594435&page=1&tbnh=144&tbnw=215&start=0&ndsp=17&ved=1t:429,r:0,s:0,i:72. Era dos meus cagados, mas agora de inicio vai ser para as ratazanas.
Como sei q elas gostam de trepar e que quero arranjar o mais rapido possivel uma com grades, mas de momento estou um pouco mal de dinheiro e nao posso comprar uma ja...
Sera que faz muito mal usar esta agora?
Ver perfil do usuário
Siwain
Admin

Feminino Mensagens : 413

MensagemAssunto: Re: Dimensoes da gaiola!   Qui Jul 26, 2012 9:33 pm

Esta gaiola não é nada aconselhável pelas seguintes razões:

É excessivamente pequena e permite uma ventilação muito pobre. Existem gaiolas de coelho por pouco mais de 10€ à venda que são maiores e melhores e que podem ser uma solução temporária. A rede de galinheiro também não é cara, caso o espaçamento das grades seja demasiado grande.
Ver perfil do usuário http://www.ratz.pt
RaffaelaRocha

MensagemAssunto: Re: Dimensoes da gaiola!   Qui Jul 26, 2012 9:38 pm

O problema nao é ser pequena,,, e bastante grande ate.. mas sim ela ter ma ventilação.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dimensoes da gaiola!   

Dimensoes da gaiola!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Cuidados :: Alojamento-
Ir para: