InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

prateleiras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
crispx

Masculino Mensagens : 125

MensagemAssunto: prateleiras   Sex Jun 22, 2012 5:31 pm

ola

resolvi remover as prateleiras (de plástico) da gaiola das minhas moças.
aquilo era um odor insuportável a urina por mais que eu lavasse e até mesmo com vinagre o cheiro está de forma entranhado que é impossível..e eu lavo a gaiola 2x por semana! Shocked

de momento estão sem prateleiras, apenas com cama suspensa ( o odor nem se compara quase nao se sente..)

mas bem vejo que sentem a falta das prateleiras, será que posso por uma prateleira com gradeamento? do genero das grades da gaiola?
eu sei que elas podem magoar as patitas, mas isso também pode acontecer porque elas andam sempre penduradas nas grades Laughing

é que se fosse uma prateleira em gradeamento a urina sempre caia para o fundo da gaiola.. nao ficava alojada como acontece nas prateleiras fechadas Rolling Eyes
Ver perfil do usuário
Sadcat

Masculino Mensagens : 13

MensagemAssunto: Re: prateleiras   Sex Jun 22, 2012 6:51 pm

Boas,

Eu fiz exactamente a mesma coisa. Uma das minhas jaulas tinha duas prateleiras e duas escadas de plastico e o cheiro era demais ao fim de dois dias. Ao fim de duas semanas troquei as prateleiras por um tunel e um hammock bem grande e agora está muito melhor sem dúvida. Comecei também a usar como forramento do fundo um derivado da espiga de milho e estou a gostar.
Ver perfil do usuário
Siwain
Admin

Feminino Mensagens : 413

MensagemAssunto: Re: prateleiras   Sex Jun 22, 2012 8:38 pm

O perigo das prateleiras com gradeamento é a infecção denominada em inglês "Bumblefoot". Esta é uma infecção de difícil tratamento e que pode levar a complicações graves quando não tratado convenientemente. Prateleiras com gradeamento podem provocar pequenas feridas nas patas dos animais que, em contacto com urina, fezes ou sujidade em geral poderão infectar.

Existem vários factores que poderão estar na origem do desenvolvimento de bumblefoot, tais como gaiola suja, andar frequentemente sobre fundos duros ou litter duro, obesidade, andar sobre grades e ainda uma possível predisposição genética.

Se quiser ler mais sobre bumblefoot, eis um site com informação sobre a doença, tratamentos e fotografias de diversos casos, em inglês: http://ratguide.com/health/integumentary_skin/ulcerative_pododermatitis.php

Como alternativa às prateleiras com grades pode usar prateleiras forradas com tecido que troca todos os dias. O tecido absorve a urina, logo evita poças de urina e, em minha experiência, neutraliza um bocado o cheiro desde que seja mudado com frequência, como é obvio. Wink
Ver perfil do usuário http://www.ratz.pt
crispx

MensagemAssunto: Re: prateleiras   Sex Jun 22, 2012 10:31 pm

Obrigado pela info, eu realmente já tinha lido algures isso.
tenho de ponderar melhor então se forro as prateleiras com panos ou se arranjo forma de forrar com vinil, penso que o vinil sempre faz de barreira e a urina nao entranha no plastico.. tenho de pensar melhor.

em relação ao fundo desta vez comprei isto,

não é tão agressivo para as patas como o cubeto straw, eu tinha raspas de madeira mas tanto a nivel de odor como de farelos fora da gaiola..acabou-se.

costuma haver igual com aroma de limão que dizem que corta mesmo o cheiro da urina mas trouxe esta a experimentar Smile
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin

Feminino Mensagens : 1472

MensagemAssunto: Re: prateleiras   Sex Jun 22, 2012 11:28 pm

Mas de que material eram feitas as prateleiras?...

Todas as minhas são de plástico e basta passar um bocadinho de papel higiénico diariamente + lavar semanalmente...

crispx

MensagemAssunto: Re: prateleiras   Dom Jun 24, 2012 2:15 pm

maria-mar as prateleiras são de plastico e eu fazia isso diariamente passava um papel higienico e lavava a gaiola duas vezes por semana.

poderá ser do tipo de plastico que absorve a urina e ficando lá retido o odor eternamente. há plasticos assim..

então já tive as prateleiras de molho em vinagre e nem assim o cheiro saiu por isso podem calcular Neutral
Ver perfil do usuário
Siwain
Admin

MensagemAssunto: Re: prateleiras   Dom Jun 24, 2012 9:00 pm

Já li que o bicarbonato de sódio é suposto ser muito bom na remoção de orodes desagradáveis. Pode sempre tentar colocar as prateleiras de molho em bicarbonato de sódio durante um dia ou mais...
maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: prateleiras   Dom Jun 24, 2012 10:38 pm

Que estranho Neutral

Bem, mas elas podem sempre descansar nos hammocks eheh!...
Tens tubos na gaiola? São uma solução prática para aproveitar espaço, e mais frescos que os hammocks, no verão Very Happy

crispx

MensagemAssunto: Re: prateleiras   Seg Jun 25, 2012 12:31 am

nao tenho tubos na gaiola tenho apenas uma cama(trapo) suspensa

quanto aos tubos posso experimentar mas trata-se de plastico a mesma e elas por certo vao la largar o xixi
só experimentando Laughing
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: prateleiras   Seg Jun 25, 2012 1:20 am

As minhas não fazem xixi nos tubos... Por norma não gostam de fazer xixi onde dormem. Daí, se adoptarem o tubo como local de descanso, em princípio não há xixis.

Siwain
Admin

MensagemAssunto: Re: prateleiras   Seg Jun 25, 2012 8:32 am

Os meus machos urinavam nos tubos - urinavam sempre onde dormiam! Rolling Eyes As minhas meninas também o fazem, ainda que grande parte das vezes preferem urinar num cantinho. Ainda não tive a oportunidade de confirmar, mas penso que possívelmente é uma das meninas que faz xixi onde dorme, enquanto as outras se levantam para fazer no cantinho.
crispx

MensagemAssunto: Re: prateleiras   Seg Jun 25, 2012 11:05 am

pois eu também tenho esse problema. e penso que seja a mais novita (dumbo) que faz xixi na cama e as vezes chocapics também Rolling Eyes
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin

MensagemAssunto: Re: prateleiras   Seg Jun 25, 2012 11:42 am

Que estranho... Os meus tenho certeza que não o fazem, pois encontro sempre os tubos relativamente limpos! Eles são preguiçosos para ir ao tabuleiro, fazem nos níiveis, mas não nos tubos ou hammocks. Realmente, como os bichos encontram maneiras de expressar "personalidade" Twisted Evil

Já experimentaste mudar a disposição das coisas? Por vezes é apenas o local que é mais propenso a ser um bom wc, do ponto de vista delas.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: prateleiras   

prateleiras
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Cuidados :: Alojamento-
Ir para: