InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

Só machos ou só Femeas ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ricardo R

Masculino Mensagens : 70

MensagemAssunto: Só machos ou só Femeas ?   Sab Maio 26, 2012 6:06 pm

Visto que não pretendo a criação, mas pretendo ter algumas ratz.
Qual é a vossa opinião ?

Só Machos ?
ou
Só Femeas ?

Vantagens e desvantagens de cada genero ?
Ver perfil do usuário
Siwain
Admin

Feminino Mensagens : 413

MensagemAssunto: Re: Só machos ou só Femeas ?   Dom Maio 27, 2012 4:07 pm

Vantagens dos machos: grandes, preguiçosos e molengas e por isso mais facilmente aceitarão aninhar ao colo dos donos.
Desvantagens: Mais difíceis de juntar com machos novos, marcam território constantemente - ainda que são apenas pinguinhas de urina que não deixam cheiro, produzem sebo nas costas e têm um cheiro mais intenso do que as fêmeas (ainda que não é um cheiro muito forte). Há de ter em conta que os machos não podem comer citrinos e manga já que a substância D-Limoneno lhes provoca tumores.

Vantagens das fêmeas: Brincalhonas, curiosas e saltitonas, têm um cheiro menos intenso do que os machos. Mais fáceis de juntar com fêmeas novas.
Desvantagens: Mais pequenas, mais irrequetas (para quem quer uma bola peluda de mimo podem não ser o mais adequado). Fora isso só me consigo lembrar da facilidade que têm de desenvolver tumores mamários; mas tanto machos como fêmeas desenvolvem tumores com facilidade.

Não posso fazer comparação com base em experiência própria porque apesar de ter tido quatro machos há uns aninhos e agora ter quatro fêmeas, estas estão comigo há tão pouco tempo que ainda não tive a possibilidade de notar grandes diferenças. Elas são, sem dúvida irrequetas mas também os meus machos o eram em pequenos. Preguiçosos ficaram só mais tarde. Posso dizer, no entanto, que adorei ter machos mas que sentia falta de mais acção. Laughing

Outra coisa a ter em conta é que como é óbvio, existem sempre excepções à regra. Um dos meus machos, o Bóris, nunca foi grande e preguiçoso. Muito pelo contrário, era pequeno e levezinho e tinha uma energia inesgotável! Era também agressivo para com outros machos e só o deixou de ser após ter sido esterilizado.
Ver perfil do usuário http://www.ratz.pt
Roberta MSA

Feminino Mensagens : 20

MensagemAssunto: Re: Só machos ou só Femeas ?   Sab Jun 09, 2012 1:26 am

Olá Portugal!!!

Estou á pensar em fazer uma colonia de ratos, mas não harén, mas sim do mesmos sexo, pois penso que não terei um controle com filhotes.

Mas eu quero que aprenda truques. Se o macho é mais carinhoso, e a femea tem mais energia... qual é mais facil de se ensinar, por exemplo a girar, saltar sobre uma caixa... ????

Obrigada Wink
Ver perfil do usuário
maria-mar
Admin

Feminino Mensagens : 1472

MensagemAssunto: Re: Só machos ou só Femeas ?   Sab Jun 09, 2012 1:55 am

Depende muito do animail em si, do indivíduo. Acho que é realmente mais fácil com um animal curioso e agitado, do que com um molengão. Mas apesar de ser mais comum ter machos molengões e fêmeas curiosas, há machos curiosos, como há fêmeas molengonas Very Happy

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Só machos ou só Femeas ?   

Só machos ou só Femeas ?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Criação :: Criação e genética-
Ir para: